sexta-feira, 5 de junho de 2020

O que significa amar a Deus acima de qualquer coisa?





















“Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo”. (Mateus 22:37–39)

Podemos dividir a forma como devemos amar a Deus em três aspectos principais, amar a Deus de coração, de alma e de entendimento. Um ponto importante a se destacar é que isso não significa que cada um desses aspectos seja independente dos outros, muito pelo contrário, eles se completam, e a divisão que estou propondo talvez deixe isso mais claro.

Podemos dizer que quando falamos sobre entendimento estamos dizendo sobre o motivo pelo qual amamos a Deus, quando falamos sobre alma estamos dizendo sobre a forma como amamos a Deus e quando dizemos sobre coração falamos sobre a base de nosso relacionamento com Ele - que é o amor.
Para amarmos a Deus de maneira completa, precisamos entender o motivo pelo qual o amamos, o que essa passagem chama de amar a Deus de todo o entendimento. Davi nos dá vários motivos para adoramos a Deus ao longo do livro de Salmos, como por exemplo no salmo 103 onde diz: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia; quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.” (Salmos 103:1–5).

Nosso maior motivo de gratidão deve ser a certeza de que Deus não poupou nem seu próprio filho em nosso favor, antes o entregou para nos salvar, se sabemos disso, sabemos que ele será fiel em qualquer circunstância, pois nada é maior do que o amor de Deus que nos foi oferecido na cruz. Nós não éramos dignos de tamanho amor, e ainda não somos, mas mesmo assim o recebemos, ou seja, os benefícios por amar a Deus são gigantescos.

Se então devemos entender primeiro sobre o motivo pelo qual devemos amar a Deus com todo o nosso ser, como então devemos fazer isso?

Quando esse verso fala sobre amar a Deus com toda sua alma talvez seja isso que ele queira transmitir. Devemos amar a Deus com cada ação que fazemos, nossas vidas devem ser uma adoração constante a Deus através de nossas atitudes, como Paulo deixa claro em sua carta aos coríntios: “Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31).

É claro que os nossos atos nunca serão bons o suficiente para agradarem plenamente a Deus, mas de alguma forma o Senhor se alegra com o nosso esforço por buscarmos estar próximos dEle.

Somos chamados por Paulo diversas vezes a exercitarmos aquilo que uma vida de santidade demanda, não creio que Paulo faria esse tipo de chamado se não acreditasse que os crentes podem sim buscar uma vida de santidade, obviamente que guiados pelo poder do Espírito Santo.

Pr. Reinaldo Ribeiro
Pb. João Placoná