domingo, 18 de outubro de 2015

O Perdão é o cancelamento da dívida

perdoar

Leia: Mateus 18:21-35

21 Então Pedro chegou perto de Jesus e perguntou: - Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes?

22 Não! - respondeu Jesus. - Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes.

23 Porque o Reino do Céu é como um rei que resolveu fazer um acerto de contas com os seus empregados.

24 Logo no começo trouxeram um que lhe devia milhões de moedas de prata.

25 Mas o empregado não tinha dinheiro para pagar. Então, para pagar a dívida, o seu patrão, o rei, ordenou que fossem vendidos como escravos o empregado, a sua esposa e os seus filhos e que fosse vendido também tudo o que ele possuía.

26 Mas o empregado se ajoelhou diante do patrão e pediu: "Tenha paciência comigo, e eu pagarei tudo ao senhor."

27 O patrão teve pena dele, perdoou a dívida e deixou que ele fosse embora.

28 O empregado saiu e encontrou um dos seus companheiros de trabalho que lhe devia cem moedas de prata. Ele pegou esse companheiro pelo pescoço e começou a sacudi-lo, dizendo: "Pague o que me deve!"

29 Então o seu companheiro se ajoelhou e pediu: "Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei tudo."

30 Mas ele não concordou. Pelo contrário, mandou pôr o outro na cadeia até que pagasse a dívida.

31 Quando os outros empregados viram o que havia acontecido, ficaram revoltados e foram contar tudo ao patrão.

32 Aí o patrão chamou aquele empregado e disse: "Empregado miserável! Você me pediu, e por isso eu perdoei tudo o que você me devia.

33 Portanto, você deveria ter pena do seu companheiro, como eu tive pena de você."

34 O patrão ficou com muita raiva e mandou o empregado para a cadeia a fim de ser castigado até que pagasse toda a dívida.

35 E Jesus terminou, dizendo: - É isso o que o meu Pai, que está no céu, vai fazer com vocês se cada um não perdoar sinceramente o seu irmão.

Falar de perdão é uma coisa muito difícil, porque sempre achamos que só nós precisamos receber o perdão das pessoas, mas temos dificuldades em liberar perdão.

Sempre nos apresentamos como vítimas da situação e queremos que o Senhor faça justiça.

Não nos damos conta quando magoamos alguém, mas sabemos quando alguém nos magoa.

Como Deus age nesta situação? Ele age quando nós perdoamos a pessoa que nos magoou.

Quando alguém nos fere, na maioria das vezes, nós dizemos: “você me paga”.

Qual é o preço desse pagamento?

Perdoar é o cancelamento dessa dívida.

Perdoar é esquecer a dívida.

Algumas pessoas ao serem magoadas, dizem para outra: “você vai se rastejar aos meus pés”, ou “você vai perder tudo para reconhecer que eu estava certa”.

Para perdoar não é preciso perder tudo.

Quando estamos magoados com alguém, colocamos um alto preço, para a outra pessoa pagar.

Às vezes dizemos: “tomará que essa pessoa quebre a cara para que possa aprender”. Somente depois que ela reconhecer os seus erros eu a perdoarei.

Cada pessoa determina um preço, um valor que o outro deve pagar.

Perdão é liberar a dívida da outra pessoa!

Nós esperamos que Deus faça justiça e até chegamos ao ponto de amaldiçoar a pessoa que nos feriu.

Deus não age dessa maneira. Deus sempre nos ensina que devemos perdoar.

O propósito de Deus para o perdão é querer o bem para o outro.

Se Deus quer abençoar as pessoas, como eu peço para Deus destruir a pessoa que me magoou? Isso é contra a vontade de Deus.

O Senhor nos perdoa das nossas dívidas, mas nós não queremos perdoar quem nos magoou.

Se agirmos desta forma, o texto da palavra de Deus nos ensina que nós seremos lançados na prisão até que nossas contas sejam quitadas. V.34 “O patrão ficou com muita raiva e mandou o empregado para a cadeia a fim de ser castigado até que pagasse toda a dívida.”

Qual o valor da conta?

Quem cobra são os atormentadores, isto é, a cobrança fica na sua cabeça te martelando dia e noite. Isso é um tormento, uma prisão.

O Senhor esta dizendo: “perdoa porque Eu te perdoei”.

O que devo perdoar?

- Violência física. Existem pessoas extremamente violentas, grosseiras, usam da força para resolver suas divergências. Não sabem argumentar, só sabem repreender de maneira exagerada. Existem muitas pessoas feridas por estarem vivendo esse tipo de violência.

-Violência verbal. Muitas vezes, as palavras, são mais poderosas que um tiro no peito. Quando utilizamos palavras duras com nossos filhos, entes queridos ou pessoas próximas estamos na verdade, violentando- as verbalmente.

-Violência sexual não é só o estupro. Quando o marido submete a esposa a fazer coisas contra a sua vontade está praticando violência contra ela.

-Violência facial. Quando a pessoa demonstra que está insatisfeita, com a cara fechada, brava, olhar de ódio e de insatisfação com o outro. É possível estragar o dia da outra pessoa só pela aparência facial.

-Violência religiosa. Quando se utiliza formas erradas para ensinar as pessoas sobre a palavra de Deus. Por exemplo, quando dizemos para outra pessoa: “se não for para a igreja, o diabo vai te destruir” ou “você vai no amor ou na dor, vai por bem ou por mal”.

Quantas coisas nós fazemos que podem gerar magoa no coração das outras pessoas. Muitas vezes nem sabemos ou não percebemos o quanto afetamos a vida do nosso próximo.

Deus esta nos ensinando que precisamos perdoar para sermos perdoados.

Hebreus 12:14 Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá.

Precisamos exercitar o perdão.

Talvez você seja um acumulador de mágoas.

Perdão é um fundamento que precisamos praticar. Quanto mais exercitamos mais liberamos perdão.

Quando não perdoamos ficamos amargurados. A amargura gera frutos ruins e isso nos separa da Graça de Deu s(Favor de Deus).

A falta de perdão gera perturbação e o coração fica contaminado.

Mateus 5:43-45

43 Vocês ouviram o que foi dito: "Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos."

44 Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês,

45 para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal.

Precisamos orar e pedir para que Deus nos ajude a perdoar.

Devemos orar a Deus e pedir para que Deus abençoe a vida daquela pessoa que nos magoou.

Ao fazer isso o coração começa a liberar perdão.

Jó 42:7-10

7 Depois que acabou de falar com Jó, o SENHOR disse a Elifaz, da região de Temã: - Estou muito irado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram a verdade a meu respeito, como o meu servo Jó falou.

8 Agora peguem sete touros e sete carneiros, levem a Jó e ofereçam como sacrifício em favor de vocês. O meu servo Jó orará por vocês, e eu aceitarei a sua oração e não os castigarei como merecem, embora vocês não tenham falado a verdade a meu respeito, como Jó falou.

9 Então Elifaz, que era da região de Temã, Bildade, que era da região de Sua, e Zofar, que era da região de Naamá, foram e fizeram o que o SENHOR havia mandado, e ele aceitou a oração de Jó.

10 Depois que Jó acabou de orar pelos seus três amigos, o SENHOR fez com que ele ficasse rico de novo e lhe deu em dobro tudo o que tinha tido antes.

Depois de todo sofrimento de Jó, Deus se manifesta e pede para que Elifaz e seus amigos fossem até Jó para oferecer sacrifícios. Deus pede para que os amigos de Jó peçam perdão a ele. Deus esta honrando Jó.

A palavra de Deus nos ensina que devemos orar por aqueles que nos magoaram. Deus aceitará a nossa oração como aconteceu com Jó.

Você quer ser próspero? Você quer ter as bênçãos de Deus na sua vida?

Então, ore e libere perdão para todas as pessoas que te magoaram.

Talvez você já tenha perdoado as coisas mais recentes. E as coisas mais antigas?

Para ver as bênçãos de Deus, sobre a nossa vida, devemos perdoar.

Deus quer abençoar a sua vida e você quer ficar na prisão.

Veja a vida de Jó, apesar de tudo que sofreu, ele orou, perdoou e recebeu tudo em dobro, prosperidade em dobro.

O Espírito de Deus esta lhe ensinando, não acumule mágoas, o momento é de orar e perdoar aquele que te magoou.

Pastor Marlon Góes

Pb. João Placoná