domingo, 3 de outubro de 2021

Reconheça uma igreja saudável

 












Embora nenhuma denominação ou congregação seja perfeita, a Bíblia apresenta várias características para nos ajudar a reconhecer uma igreja que corresponde ao padrão de Deus:

Uma igreja saudável ensina a sã doutrina baseada em todo o conselho da Palavra de Deus (Tito 1:9; 2:1; 1 Timóteo 6:3-4; 2 Timóteo 2:2).

Uma igreja saudável reconhece as qualificações bíblicas dos líderes espirituais. Por exemplo, líderes piedosos, não devem ser arrogantes, temperamentais, violentos, gananciosos ou desonestos, mas sim hospitaleiros, sábios, justos, retos, disciplinados e devotos (Tito 1:6-9; 1 Timóteo 3:1-7).

Uma igreja saudável produzirá líderes segundo o exemplo de Jesus Cristo, que é o cabeça da igreja (Efésios 1:22–23; 4:15; 5:23 Colossenses 1:18). Jesus liderou por meio da servidão (Mateus 20:25–28; João 13:12–17). Jesus também passou a maior parte de Seus três anos no ministério interagindo intimamente com os doze discípulos, ensinando e treinando-os e permitindo que observassem Sua vida.

Uma igreja saudável enfatiza o discipulado, o qual produz seguidores fiéis que, novamente, não são perfeitos, mas conhecem e amam a Deus e procuram obedecer à Sua Palavra (João 8:31-32; 14:15; 1 João 2:3-6).

Uma igreja saudável faz sua parte em obedecer à Grande Comissão (Mateus 28:19-20) de espalhar as boas novas de que Jesus Cristo morreu por nossos pecados, ressuscitou da morte para a vida e agora reina para oferecer perdão dos pecados, nova vida no Espírito e vida eterna para todos os que se arrependem e creem. O evangelismo abrange o evangelismo local, missões mundiais e simplesmente compartilhar o evangelho com as pessoas em nossa vida cotidiana. Como embaixadores de Cristo nesta terra, os crentes são chamados para serem “um aroma de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para uns, na verdade, cheiro de morte para morte; mas para outros cheiros de vida para vida” (2 Coríntios 2:15-16).

Uma igreja saudável hoje exibirá entusiasmo semelhante por uma vida cristã autêntica e participará dos propósitos e da obra do reino de Deus nesta terra.

Quando os crentes se reúnem, tanto para a adoração corporativa quanto para o estudo em pequenos grupos, a Bíblia deve ser o centro do ensino. A interpretação fiel e a aplicação diária da sã doutrina bíblica produzirão uma vida cristã saudável (1 Timóteo 1:10; 4:6; 2 Timóteo 3:15–17).

Uma Igreja saudável deve ser administrada por pastores qualificados e que se preocupam em fornecer aos ofertantes e dizimistas uma prestação de contas, de 6 em 6 meses, informando com clareza de onde vieram e para onde foram os recursos arrecadados.

Lembremos que os recursos arrecadados são exclusivamente para aplicação na própria igreja que, por sua vez, têm despesas operacionais que precisam ser pagas. O pastor que se dedica exclusivamente à igreja poderá ter uma remuneração justa que permita o sustento da sua família.

Pb. João Placoná