sábado, 2 de outubro de 2021

Por que ninguém pode servir a dois senhores?

 

“Ninguém pode servir a dois senhores” é uma exortação de Jesus cujo significado revela a exclusividade exigida por Deus aos seus servos.

O próprio Jesus explica por que não se pode servir a dois senhores. Ele diz: “porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro” (Mateus 6:24).

A declaração “ninguém pode servir a dois senhores” faz parte de uma sequência de exortação onde Jesus deixa muito claro que o comprometimento a Deus não pode ser divido.

O apóstolo claramente diz que ou uma pessoa serve a Deus ou serve ao pecado. Não há meio termo; Deus não aceita sociedade!

Sabemos que há religiões ou seitas que dividem a adoração e obediência a Deus com outras figuras, quer físicas ou espirituais.

Não vamos entrar no mérito se estão certas ou erradas, apenas queremos explicar que, como falamos anteriormente, Deus não aceita sociedade e a Bíblia Sagrada está repleta de passagens condenando adorações e manifestações com essas figuras, quer físicas ou espirituais.

Vejamos algumas:

 "Não recorram aos médiuns nem busquem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contamina­dos por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês." (Levítico 19:31).

"Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. Não permitam que se ache alguém no meio de vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. (Deuteronômio 18:9-12).

“Certo dia, indo nós para o lugar de oração, encontramos uma escrava que tinha um espírito pelo qual predizia o futuro. Ela ganhava muito dinheiro para os seus senhores com adivinhações. Essa moça seguia Paulo e a nós, gritando: "Estes homens são servos do Deus Altíssimo e anunciam o caminho da salvação". Ela continuou fazendo isso por muitos dias. Finalmente, Paulo ficou indignado, voltou-se e disse ao espírito: "Em nome de Jesus Cristo eu ordeno que saia dela!" No mesmo instante o espírito a deixou”. (Atos dos Apóstolos 16:16-18).

"Voltarei o meu rosto contra quem consulta espíritos e contra quem procura médiuns para segui-los, prostituindo-se com eles. Eu o eliminarei do meio do seu povo”. (Levítico 20:6).

"Os homens ou mulheres que, entre vocês, forem médiuns ou consultarem os espíritos, terão que ser executados. Serão apedrejados, pois merecem a morte". (Levítico 20:27).

Quando disserem a vocês: "Procurem um médium ou alguém que consulte os espíritos e murmure encantamentos, pois todos recorrem a seus deuses e aos mortos em favor dos vivos", respondam: "À lei e aos mandamentos!" Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz! (Isaías 8:19-20).

“O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios”. (1 Timóteo 4:1).

Em toda a bíblia é notória a condenação de Deus a toda a forma de consulta aos espíritos. Os demônios fazem-se passar pelos espíritos dos antepassados.

Eles usam as pessoas para exercerem controle e levar as pessoas para longe de Deus onde serão presas. Foi por isso que Jesus falou: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”. João 10:10

Se você se julga um cristão deve observar as passagens acima sob pena de estar contrariando a Palavra de Deus. Veja esta passagem em Lucas quando Jesus diz: “Não os conheço, nem sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês, que praticam o mal” (Lucas 13:27).

Se você pertence a alguma entidade religiosa que contraria essas recomendações bíblicas você está correndo um grande risco e não adianta dizer que é cristão, orar e pedir ajuda ao nosso Deus quando você O divide com outras entidades espirituais e figuras criadas pelo homem.

Jesus disse que ninguém vai ao Pai senão através dele, e que Ele é o intercessor de toda a humanidade. Ele é chamado de Advogado, o que defende seu discípulo. Ele orienta sobre os perigos da idolatria, que é o ato de colocar sua fé e confiança em outro que não Ele. Ele é chamado de médico dos médicos, porque está nEle e é dEle toda a cura que o ser humano precisa. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Não precisamos de ninguém mais, ele já completou a obra necessária para providenciar nosso caminho para a salvação.

Que o Senhor te ilumine para que possa refletir sobre os ensinamentos acima e tomar a direção correta da sua vida que agradará a Deus.

Pb. João Placoná