domingo, 10 de dezembro de 2017

Tudo o que você precisa saber sobre a salvação

tudo salvacao 3

INDICE

O que é a salvação?

Como ser salvo? O que preciso fazer?

O que é o arrependimento?

O que é a salvação pela graça?

O que é o plano da salvação?

Quais as consequências do pecado?

Como posso ter certeza da vida eterna?

Um cristão pode perder a salvação?

O que é a salvação?

A salvação é o livramento de uma situação muito ruim. Na Bíblia, a salvação de refere principalmente à libertação do pecado e todas as suas consequências. Somente Jesus nos pode salvar do pecado.

A salvação implica que estamos em uma situação ruim e precisamos de uma mudança para melhor. Também implica uma ação propositada de alguém (o salvador) para trazer essa mudança.

A salvação é completa quando a situação está mudada e o perigo ou o problema foi completamente eliminado.

Por exemplo, uma pessoa que está se afogando está em uma situação ruim e precisa de salvação. O nadador salva-vidas que vem e o ajuda é o salvador. A salvação em si é todo o processo a partir do momento em que o salva-vidas pega na pessoa que está se afogando até o momento em que saem da água.

A salvação em Jesus

Todos estamos em uma situação ruim, insustentável. Todos pecamos e o pecado tem muitas consequências negativas. Por causa do pecado, ficamos separados de Deus, que é a fonte de toda a vida, e por isso somos destinados a morrer, ficando eternamente separados de Deus (Romanos 6:23). O pecado também nos escraviza, nos compelindo a fazer muitas coisas erradas.

Ninguém consegue se salvar sozinho do pecado e das suas consequências.

O preço é demasiado alto e estamos presos. Precisamos de um salvador.

Por isso, Deus enviou Jesus para nos salvar. Com sua morte e ressurreição, Jesus pagou o preço do pecado e nos deu a chance de sermos salvos (João 3:16-17). Através de Jesus, podemos ficar novamente unidos a Deus. Jesus é nosso salvador.

O único caminho para a salvação

A Bíblia diz que a salvação vem somente de Jesus. Sem a ajuda de Jesus, ninguém consegue se salvar. Não há outra forma de ser salvo (Atos dos Apóstolos 4:12).

Para receber a salvação, basta crer em Jesus como seu salvador (Romanos 10:9-10). Isso significa reconhecer que o pecado é ruim e que você precisa ser salvo dele, acreditar que Jesus morreu por você e ressuscitou, e decidir mudar de vida, pelo poder de Jesus. A partir desse momento, você está salvo!

Quando você crê, Jesus lhe salva da condenação do pecado. Você agora não precisa ter medo do castigo eterno!

Você também não é mais escravo do pecado. Ao longo de sua vida, Jesus vai lhe ajudar a lutar contra o pecado e a viver de maneira diferente.

Isso também faz parte do processo de salvação. E, um dia no Céu, você será completamente livre de todas as consequências do pecado! A salvação se completa na vida eterna.

Como ser salvo? O que preciso fazer?

Para você ser salvo, basta crer em Jesus como seu salvador!

Não há nada que você pode fazer para merecer a salvação, porque Deus oferece de graça. Basta aceitar esse presente de coração.

Se você realmente quer ser salvo, você já está no bom caminho. Isso significa que Deus está lhe chamando. Jesus disse que ele é como uma pessoa que está batendo à porta de sua casa. Se você abrir a porta, ele vai entrar e trazer salvação (Apocalipse 3:20).

A única coisa que você precisa fazer para receber a salvação é crer em Jesus.

Mas o que isso significa?

Reconhecer suas falhas e querer mudar

Ninguém é perfeito. Todos cometemos erros. Isso faz parte de nossa natureza humana, mas é um grande problema. As coisas erradas que fazemos machucam a nós próprios e às pessoas à nossa volta. A Bíblia também diz que nossos erros trazem morte e condenação eterna (Romanos 6:23).

Quando você vê que tem um problema, é natural querer resolver esse problema. O primeiro passo na salvação é reconhecer que você tem falhas, se sentir incomodado com isso e querer viver de outro jeito. Isso se chama arrependimento. (mais adiante “O que é Arrependimento”) .

Acreditar em Deus

A Bíblia diz que você foi criado de maneira especial por Deus. Ele lhe ama e não quer ver você sofrer (Ezequiel 18:32). Mesmo assim, e apesar de ter todo poder, Deus lhe permite escolher se você O ama ou não. Ele não lhe obriga a obedecer. Mas quando você comete um erro você machuca a Deus.

Deus criou as regras para seu bem. Quando você obedece, você descobre uma maneira melhor de viver. Mas quando você desobedece, isso causa muitos problemas no mundo. Por isso, Deus aplica castigo, para restabelecer a justiça. Mas Deus não gosta de castigar e quer perdoar.

Acreditar que Jesus pagou o preço por você

O problema é que o castigo tem de ser aplicado (Tiago 2:10-11). As boas ações que você faz não compensam as coisas ruins. Por exemplo, um assassino não pode compensar as vidas que tirou salvando depois outras pessoas. A dívida é demasiado grande para ser paga nessa vida. As consequências de suas ações são impossíveis de calcular, por isso o castigo é eterno.

Mas Deus não deixou a situação assim. Ele decidiu pagar o castigo por você! Deus veio à terra como um homem, chamado Jesus, e passou por tudo que nós passamos, mas sem nunca pecar. Depois, ele se ofereceu para morrer em nosso lugar, na cruz. Sendo Deus perfeito e eterno, o sacrifício que ele fez também foi perfeito e eterno (Hebreus 9:27-28). Ele pagou o preço de todos os pecados!

Reconhecer Jesus como seu salvador

Agora que o castigo pelo pecado foi pago, Deus oferece a salvação de graça. Mas, mesmo assim, Ele não obriga ninguém a aceitar. Somente quem crê em Jesus e o aceita como seu salvador, se arrependendo de seus pecados, será salvo (João 3:16).

Aceitar Jesus como seu salvador é abrir a porta para ele entrar em sua vida. É como se você morresse para a vida antiga e recebesse uma vida nova, livre de condenação. Isso significa assumir o compromisso de seguir Jesus e viver para ele. Assim, ele vai mudar sua vida!

O início de uma nova vida

Se você tomou a decisão de crer em Jesus, então parabéns! Há uma festa acontecendo no Céu por você (Lucas 15:10). Mas não acaba aqui. Agora sua vida vai ser diferente. A Bíblia compara a salvação com um segundo nascimento. Agora você precisa crescer.

A salvação não é apenas uma decisão que você faz um dia e acabou aí. É uma nova forma de viver, junto com Jesus. Fale com Deus (oração), leia a Bíblia e procure ter contato com outros crentes. E Deus vai estar sempre com você, para sempre.

O que é arrependimento?

Arrependimento é uma mudança de atitude. A pessoa que se arrepende muda de ideias e decide viver de forma diferente. A salvação acontece quando uma pessoa se arrepende de seus pecados e se vira para Deus.

Arrependimento significa “mudar de direção” ou “mudar o pensamento”. Deus nos ajuda a chegar ao verdadeiro arrependimento (2 Timóteo 2:25). Na Bíblia, arrependimento é:

Reconhecer o pecado

Para se arrepender, a pessoa precisa entender que pecou. Todos pecam. A pessoa que se arrepende fica triste porque entende que o pecado é errado (2 Coríntios 7:9-10). Por isso, pede perdão a Deus.

Mudar de vida

Arrependimento não é só ficar triste por causa do pecado. Arrependimento é também decidir mudar de vida. Quando alguém se arrepende, ele decide abandonar o pecado e viver para Deus. Não se contenta com o pecado; quer fazer o que é certo e agradar a Deus (Romanos 2:6-8).

Quais são as consequências do arrependimento?

A principal consequência do arrependimento é uma vida diferente. A atitude em relação ao pecado muda. Agora a pessoa não quer continuar pecando. Com a ajuda de Jesus, pode rejeitar o pecado e escolher fazer o que é certo (Tiago 4:7-8).

A pessoa arrependida está pronta aceitar a correção de Deus e aprender como viver de maneira certa. Isso não significa que nunca mais vai pecar. Mas significa que vai pedir perdão, se esforçar para fazer melhor e lutar contra o desejo de pecar (1 João 1:8-9

x

Outra consequência do arrependimento é a libertação da culpa. Quando uma pessoa se arrepende, Deus perdoa seus pecados. Agora não precisa viver mais com o peso da culpa. A pessoa arrependida entende que não está mais debaixo de condenação (Romanos 8:1-2).

Com o tempo, o arrependimento traz muitas consequências exteriores. Deus liberta do pecado para poder praticar boas obras (Tito 2:14). Ele põe o desejo de fazer o bem no coração e ajuda a pôr em prática.

O que é a salvação pela graça?

A salvação pela graça é a forma como Deus nos livra da condenação do pecado, sem merecermos nem termos de pagar. Não podemos alcançar a salvação pelo mérito nem o podemos comprar. Deus nos oferece a salvação de graça.

Uma dívida impossível de pagar

Todos pecamos e merecemos castigo. O preço do pecado é a morte e a separação de Deus (Romanos 6:23). Ninguém consegue pagar por todos os seus pecados, ao ponto de ficar completamente puro e sem condenação. É impossível!

Mas Deus nos ama e não quer nos condenar. Por isso, em Sua graça, Ele decidiu pagar o preço. Deus enviou Jesus, que não tinha nenhum pecado, para morrer em nosso lugar (Romanos 3:23-24). Na cruz, Jesus pagou o preço de todos os nossos pecados! Não precisamos mais pagar por eles.

Salvos pela graça

A salvação é pela graça porque Deus não exige nada para merecermos a salvação. Não precisamos fazer nenhum ato de bondade, heroísmo nem penitência. Basta ter fé.

Em Sua graça, Deus oferece a salvação a todos gratuitamente. Pessoas “boas” não são favorecidas e pessoas “ruins” não são desprezadas. Em relação a Deus, todos estão na mesma situação e todos recebem a mesma oferta, sem custo. Tudo que temos de fazer é aceitar, pela fé (Efésios 2:8-9).

Assim, ninguém tem motivo para se achar superior aos outros, porque foi Jesus que fez o trabalho e conquistou a salvação por todos nós. Nossas obras não nos podem salvar porque são imperfeitas. Somente Deus é perfeito e somente Ele pode nos aperfeiçoar.

Graça e responsabilidade

Então, qual é nossa motivação para fazer o que é certo? Se nós cremos em Jesus e Deus perdoou todos os nossos pecados, podemos continuar no pecado, sem nos preocuparmos? Não!

Jesus veio para nos salvar da vida antiga, presa no pecado (Romanos 6:1-2). Quem é salvo pela graça de Deus fica purificado do pecado e agora deve ter uma vida diferente. Quando alguém acha que pode continuar no pecado, sem querer mudar, porque a salvação é pela graça, essa pessoa ainda não entendeu o que é a salvação.

Deus tem boas obras preparadas para nós fazermos. Não somos salvos pelas obras, mas as boas obras são um sinal que já fomos salvos (Romanos 6:14). A graça de Deus nos salva e a graça de Deus nos capacita a fazermos Sua vontade.

O que é o plano de salvação?

O plano de salvação é o nome que se dá à explicação sobre a salvação em Jesus. Deus nos ama e criou um plano para salvar a humanidade do pecado, através de Jesus. Todos que crêem em Jesus podem ser salvos.

O plano de salvação é um resumo da mensagem principal da Bíblia, que é:

· Deus nos criou e nos ama – Ele criou cada pessoa com carinho e quer nosso bem

· Todos pecaram – o castigo do pecado é morrer e ficar eternamente separado de Deus – Romanos 3:23; Romanos 6:23

· Deus não nos abandonou – Deus é justo e castiga todo pecado, mas Ele não quer ficar separado de nós, por isso Ele criou um plano...

· Jesus pagou o preço – Deus enviou Seu único Filho para levar o castigo por todos nós; Jesus não tinha pecado, mas ele morreu em nosso lugar e ressuscitou no terceiro dia – João 3:16

· Qualquer pessoa pode ser salva – Jesus pagou por TODOS os pecados; basta crer e confessá-lo como salvador para ser salvo! - Romanos 10:9-10

· Uma vida nova – quem aceita Jesus como salvador recebe o Espírito Santo e agora vive para Jesus; um dia os salvos ressuscitarão para a vida eterna, junto de Deus.

Esse é o maravilhoso plano de salvação que Deus preparou por amor a nós!

Como explicar o plano de salvação?

Existem muitas formas de explicar o plano de salvação. Cada pessoa é diferente, então não existe nenhuma “fórmula mágica”. Por isso, é importante adaptar a explicação de acordo com a situação e orar pedindo sabedoria a Deus (Efésios 6:19-20).

Quando você está tentando explicar o plano de salvação:

· Explique com amor – tente contar sobre o plano de salvação, mas tenha sempre respeito e consideração pela pessoa que está ouvindo – 1 Pedro 3:15-16

· Abra espaço para perguntas – não domine a conversa; ouça o que a outra pessoa tem a dizer e procure entender o que ela precisa.

· Seja pessoal – o plano de salvação não é uma filosofia abstrata; conte sua experiência pessoal, mostre como o plano de salvação afeta sua vida.

· Convide a aceitar Jesus – se a pessoa mostra interesse pelo plano de salvação, explique que ela também pode aceitar Jesus e, se a pessoa quiser, ajude a orar.

Algumas pessoas poderão entender o plano de salvação logo, mas outras vão precisar de mais tempo. Se uma pessoa está interessada, é bom sugerir fazer alguns estudos bíblicos para saber mais. Não tente forçar ninguém. O trabalho de convencer e converter pertence a Deus (João 16:7-8).

Atenção: Jesus nos chamou para fazer discípulos, não apenas para explicar o plano de salvação (Mateus 28:19-20). Quando uma pessoa se converte, ela precisa de acompanhamento e ajuda para crescer. Você e a igreja têm a responsabilidade de ajudar cada novo convertido.

Quais são as consequências do pecado?

As consequências principais do pecado são a morte e a separação da presença de Deus (Romanos 6:23). Essas duas consequências causam muito sofrimento na vida do pecador. O pecado também traz muitas outras consequências secundárias.

As consequências do primeiro pecado

Logo em Gênesis 2:16-17 Deus avisou que a consequência principal do pecado era a morte. Quando Adão e Eva pecaram, eles sofreram morte espiritual – ficaram afastados da presença de Deus. Deus também os condenou à morte física, começando o processo lento de degradação física que leva todos a morrer (Gênesis 3:19).

Por causa do pecado, a terra ficou amaldiçoada. A terra perdeu sua perfeição e se tornou um lugar difícil de viver (Gênesis 3:17-18). Surgiu o sofrimento, a dor e o conflito entre pessoas. A vida na terra ganhou muitas dificuldades.

Consequências gerais do pecado

A separação eterna da presença de Deus é a pior consequência de todo pecado (Romanos 3:23). Quem peca se rebela contra Deus. O inferno é uma eternidade sem Deus.

A Bíblia diz que outras consequências do pecado no mundo são:

· A doença – agora nossos corpos são vulneráveis a todo tipo de doença e, um dia, todos temos que morrer (mas atenção: a doença não é sempre consequência de pecado individual; é consequência da existência de pecado no mundo)

· Desastres naturais – fomes, dilúvios e outros desastres são produto da maldição da terra.

· Relacionamentos difíceis – tornou-se muito mais difícil ter relacionamentos harmoniosos com outras pessoas.

Consequências individuais do pecado

Cada pessoa também sofre as consequências de seu próprio pecado. Algumas consequências do pecado podem ser:

· Culpa – a culpa corrói a vida sem oferecer uma solução; a pessoa se condena, mas não sabe como mudar de vida.

· Falta de sensibilidade – é o contrário da culpa; a pessoa perde noção de certo e errado e continua pecando sem entender as consequências.

· Humilhação – o pecado leva à desgraça dos arrogantes e orgulhosos.

· Castigo da lei – alguns pecados são crimes e podem levar vários tipos de castigo aplicado pela justiça humana.

O pecado traz muito sofrimento ao pecador. Deus retribui a cada um de acordo com suas ações (Romanos 2:6). Mas existe uma esperança.

Deus nos ama e não gosta de nos ver sofrer. Por isso, Ele veio à terra para levar o castigo por nossos pecados em nosso lugar. Agora quem aceita Jesus como seu salvador recebe perdão de seus pecados e pode ficar na presença de Deus (João 3:16). Um dia Deus vai destruir todo sofrimento causado pelo pecado e os salvos viverão com Ele para sempre!

Como posso ter certeza da vida eterna?

É possível ter certeza da vida eterna e da nossa salvação porque o próprio Jesus nos dá esta certeza.

No texto de João 3:16, Jesus, conversando com um dos principais da Sinagoga, chamado Nicodemos, afirmou isso ao dizer que todo aquele que Nele crê tem a vida eterna. Deus, na Sua Palavra o diz, e Ele não pode mentir (Números 23:19). Se Ele o diz, então posso ter esta certeza.

Ele não diz que pode chegar ter a vida eterna, mas sim, que já tem, já possui, a vida eterna.

A vida eterna é o presente que recebemos no momento da conversão. Ela é automática. Uma vez que reconheço o meu estado de pecador e que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o salvador do mundo, e o aceito como meu salvador, já tenho a salvação garantida.

Como a vida eterna é um presente, uma vez que recebemos, já é nosso, ninguém o pode tirar uma vez que é dado. Em João 10:28 Jesus dá a vida eterna e ninguém a pode arrebatar das Suas mãos, nem o Diabo o pode fazer. A vida eterna é real, não é só uma esperança, ela é uma garantia.

Como posso ter a certeza que sou salvo?

Provavelmente já nos perguntamos a nós mesmos, se realmente temos a vida eterna. Porque temos dúvidas da salvação? Ter dúvida de salvação não é pecado. Nós temos essa dúvida, porque pensamos que, pelo fato de pecarmos, não merecemos a salvação ou podemos perdê-la.

Mas a salvação não depende dos meus pecados, pois eles já foram pagos pelo precioso sangue de Jesus Cristo na cruz.

Se, porém, o fato de pecarmos nos levar a duvidar da salvação, 1 João 1:9 traz-nos conforto.

O Espírito Santo dá a certeza da salvação

O Espírito Santo também confirma a certeza da salvação, e a Bíblia apresenta-nos alguns textos a respeito dessa garantia. No ato da nossa decisão, recebemos o Espírito Santo, Ele é a nossa garantia. Em 2 Coríntios 1:22, Paulo afirma que Deus nos selou com o Seu Espírito, ou seja, somos Sua propriedade exclusiva, uma vez que somos selados, pertencemos a Ele e ninguém pode nos tirar da Sua posse.

Porém a dúvida constante é perigosa, pode ser que ainda não tenhamos tido um verdadeiro encontro com Cristo. Se você tem dúvida da sua salvação, faz uma avaliação da sua decisão e se preciso for, reafirme a sua decisão em Cristo ainda hoje.

Um cristão pode perder a salvação?

Não! Um verdadeiro cristão não pode perder a salvação. Quem crê em Jesus, se arrepende dos seus pecados e deixa Jesus entrar em sua vida está salvo, mesmo se cometer pecados depois.

Salvação

Se uma pessoa precisa ser salva, é porque está em apuros. Se você está se afogando no mar, precisa de alguém para lhe salvar. Do mesmo jeito, quem ainda não tem Jesus está preso em seus pecados e não consegue sair sem ajuda. Jesus é o “salva-vidas”, Ele morreu e ressuscitou para nos libertar.

A Bíblia fala que, quando você aceita Jesus como seu salvador:

· Você foi salvo – você já não é escravo do pecado e já não precisa ter medo de ir para o Inferno; você deixou de afogar, o salva-vidas está lhe segurando (Romanos 8:1-2).

· Você está sendo salvo – Jesus começa a tratar sua vida diária, a mudar suas atitudes e a lhe libertar de hábitos que são pecado; é um processo de santificação; o seu salva-vidas está lhe levando para a praia (2 Coríntios 3:18).

· Você vai ser salvo – no dia do Juízo você irá para o Céu e será aperfeiçoado, completamente livre do pecado; quando você chegar à praia, ficará em segurança, livre da força da água (Romanos 8:23).

Sim, a salvação é um processo e um alvo a atingir, mas você também está salvo logo quando se converte. Isso pode parecer estranho, mas Deus vê o tempo de um jeito diferente do nosso. NADA nos pode separar de Deus (Romanos 8:38-39).

Quem se desvia não perde a salvação?

Você pode estar salvo e ainda pecar. Quem está salvo rejeitou o pecado, mas existem pecados que levam tempo e trabalho para deixar. Isso faz parte do processo de santificação.

O diabo, que já lhe perdeu, tenta causar o máximo de estragos, para dificultar esse processo de santificação, fazendo de tudo para piorar sua vida e lhe impedir de alcançar seu máximo potencial em Cristo. Aí falamos de uma batalha espiritual.

Você pode estar salvo, mas se não resistir ao diabo e deixar o pecado, não vai conhecer as bênçãos que Jesus tem para você aqui na terra, antes de ir para o Céu (Tiago 4:7-8).

Há muita gente que tem uma experiência genuína com Jesus, mas depois abandona o evangelho.

Isso acontece muitas vezes porque não compreenderam verdadeiramente o que é a salvação e o que implica nas suas vidas.

Como Jesus explicou na parábola do semeador (Lucas 8:13-15), não têm raiz, a sua vontade de seguir Cristo só foi um impulso baseado em sentimentos românticos, não um compromisso sério para superar todos os obstáculos com a ajuda de Jesus.

Quando você realmente entende que não há nenhum outro caminho melhor que seguir a Cristo, você pode vacilar e ter crises de fé, mas você não O abandonará.

Não podemos saber todas as razões para alguém deixar o evangelho ou duvidar da sua decisão, mas precisamos lembrar que Deus nos perdoa e nos ama.

Independentemente do que a leva a desistir de seguir Jesus, devemos orar por essa pessoa, para que volte para Ele, tomando uma decisão séria.

Para entender melhor o que Jesus disse sobre esse assunto, leia em Lucas 8 a parábola do semeador.

Fonte:

Respostas Bíblicas - www.respostas.com.br

Pb. João Placoná