terça-feira, 29 de julho de 2014

Amuletos

amuletos 2

Amuletos são os objeto consagrados através da magia que devem ser usados junto ao corpo (anéis, correntes, medalhas). Imantados com uma força mágica de proteção para o usuário.

O significado e poder místico estão ligados com sua forma e a simbologia gravada no mesmo. Por exemplo: medalha - chapa metálica, geralmente redonda, com símbolos gravados, que é pendurada em uma corrente ao redor do pescoço.

Normalmente as medalhas ou medalhões representam temas religiosos. Também são usadas para vincular o usuário ao santo ou símbolo retratado, como forma de proteção.

Alguns exemplos de amuletos:

Buda

Colares e guias de umbanda

Crucifixo (cruz)

Elefante branco

Ferradura

Figa

Fita do Senhor do Bonfim

Lua

Olho de cabra

Patuá

Pé de coelho

Pirâmide

Trevo da sorte

O que diz a Bíblia sobre as pessoas que usam amuletos?

A Bíblia diz em:

Isaías 2:6 “Mas tu rejeitaste o teu povo, a casa de Jacó; porque estão cheios de adivinhadores do Oriente, e de agoureiros, como os filisteus, e fazem alianças com os filhos dos estrangeiros”.

Isaías 3:18-20 “Naquele dia lhes trará o Senhor o ornamento dos pés, e os pendentes, e os braceletes, e os véus; os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, as caixinhas de perfumes e os amuletos”. 

Os amuletos eram muito comuns nas culturas antigas dos tempos da Bíblia, especialmente entre os pagãos.

Amuletos são sortilégios mágicos que as pessoas usam para se protegerem de energias negativas, de maus olhados, de danos, e também para dar-lhes boa sorte.

Os amuletos, em geral, são em forma de cristais, cruzes célticas, ou outras joias místicas usadas num colar ou numa pulseira, ou pendurados numa corrente no espelho retrovisor do carro.

Certas pessoas creem que os amuletos têm poderes místicos, que supostamente provém proteção pessoal e trazem sucesso e prosperidade.

Frequentemente os sortilégios são considerados transmissores de energias curadoras e de vibrações positivas, supostamente fomentando paz e tranquilidade.

Durante os tempos de apostasia e idolatria, os Israelitas copiaram as superstições dos pagãos, incluindo o uso de sortilégios mágicos.

Deus pronunciou uma admoestação severa contra os profetas falsos de Israel que usavam os amuletos.

A Bíblia diz em Ezequiel 13:18,20-21 “Assim diz o Senhor Deus: Ai das que cosem pulseiras mágicas para todos os braços, e que fazem véus para as cabeças de pessoas de toda estatura para caçarem as almas! Porventura caçareis as almas do meu povo? e conservareis em vida almas para vosso proveito? Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis aqui eu sou contra as vossas pulseiras mágicas com que vós ali caçais as almas como aves, e as arrancarei de vossos braços; e soltarei as almas, sim as almas que vós caçais como aves. Também rasgarei os vossos véus, e livrarei o meu povo das vossas mãos, e eles não estarão mais em vossas mãos para serem caçados; e sabereis que eu sou e Senhor”. 

Os pagãos também possuíam grandes talismãs que se chamavam “terafins”, também conhecidos como “ídolos caseiros”.

Estas estátuas de miniatura existiam nas casas ou eram transportadas com os donos quando eles iam de viagem. Deus era contra essas estátuas.

A Bíblia diz em II Reis 23:24 “Além disso, os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos e todas abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, Josias os extirpou, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do Senhor”. 

Sempre que os ídolos ou outros sortilégios mágicos são mencionados na Bíblia, a atitude de Deus é de castigar aqueles que os usam.

Infelizmente, hoje em dia, é muito comum encontrarmos em algumas Igrejas culto aos amuletos, vejamos: Meias, lenços, toalhas, rosas, copos de água mineral, sabonete de arruda, martelinhos da justiça, tijolinhos, sal grosso, Sementes de Laranja, caneta ungida, colher de pedreiro, fronha dos sonhos, etc.

Devemos combater aquilo que consideramos estranho ao Evangelho, ou seja, o uso de objetos para usufruir melhores bênçãos de Deus ou para afastar maldições.

Devemos alertar incessantemente o povo de Deus sobre algumas heresias no meio cristão.

O cristão não necessita usar alguma coisa tangível que funcionaria como amuletos, para receber ou aumentar as bênçãos divinas, garantir salvação, aumentar a fé ou afastar demônios ou maldições.

De maneira alguma devemos usar estes tipos de amuletos, Jesus Cristo disse na sua Palavra: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século”. Mateus 28:20.

Sabemos que a Bíblia diz que o anjo do Senhor acampa ao redor dos que os teme e os livra; e Paulo diz aos Corinto que o Espírito Santo habita em nós, por isso não precisamos de amuletos como muitas igrejas estão ensinando, a nossa fé deve ser fundamenta em Cristo Jesus e na sua Palavra.

A Bíblia diz em Salmos 31:6 “Odeias aqueles que atentam para ídolos vãos; eu, porém, confio no Senhor”.

Essa é a afirmação bíblica e é nisso que cremos.

Pb. João Placoná