terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Devemos subir ao monte para orar?

orando no monte

A ideia de que é preciso sair da cidade para orar – em montes - é justamente o contrário do que faziam os primeiros cristãos: eles oravam onde quer que estivessem, principalmente nas cidades.

Mas por que inventaram tal coisa como esse costume de "orar no monte" e de preferência "de madrugada"?

Porque o homem religioso gosta de coisas difíceis, de fazer sacrifícios e penitências, porque isso lhe dá a impressão de ter se esforçado para cumprir uma ordenança e ter algum mérito.

Você se lembra do que disse o servo de Naamã, o qual achou absurda a ideia de que um simples banho no rio Jordão iria curá-lo da lepra?

Muitos líderes religiosos de hoje insistem em colocar esses desafios aos que se submetem a eles, fazendo com que subam a uma montanha de madrugada com a promessa de que Deus lhes dará o que pedirem.

Você já deve ter ouvido pessoas se gabando de terem "ido ao monte orar", não é mesmo?

A carne religiosa é assim mesmo. Porém o que seria dos portadores de deficiência, dos cadeirantes, dos idosos, daqueles com crianças pequenas e dos presidiários se Deus esperasse que subissem a algum monte no sereno da noite para orar?

Qualquer membro dessas igrejas que "sobem ao monte" certamente terá um caso para contar de problemas que aconteceram nessas noites de oração no monte.

Já ouvi muitas histórias, por exemplo a de um rapaz foi morto por um raio, de pessoas assaltadas, de mulheres violentadas e até atacadas por animais. Isso sem falar dos casais de namorados que se afastaram do grupo e foram pegos fazendo algo que não tinha nada a ver com oração.

É muito comum encontrarmos nesses lugares praticantes e simpatizantes de seitas não cristãs praticando magia negra, atabaques, oferendas aos “deuses”, despachos, etc. 

Certa vez, num dia chuvoso, ao subirmos uma trilha estreita, tortuosa e derrapante, um amigo meu caiu numa ribanceira de uns 3 metros, graças a Deus nada lhe aconteceu, além do susto e da roupa suja. Eu mesmo já me estatelei ao chão, nesse mesmo dia. Muitas senhoras idosas não conseguem chegar ao topo e por conseguinte ficam amuadas, tristes, e até acham que não serão abençoadas!!!

Mas como explica que Jesus ia aos montes para orar?

Jesus orava nos montes e lugares desertos porque não havia na época templos como os de hoje. Além do que era impossível encontrar um lugar tranquilo para orar ao seu Pai, pois a multidão que o seguia não deixava.

Mas Ele foi claro, ao dizer: “A minha casa será chamada casa de oração” (Mt 21.13). E também afirmou: “... quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai...” (Mt 6.6).

Não chega a ser uma heresia orar em montes, vales ou no meio do mato. Mas, se não houver segurança, fazer isso é tentar ao Senhor.

O crente que tem comunhão com Deus sabe que o Senhor ouve a sua oração no templo, em casa e em qualquer lugar (Mt 18.20; 1 Tm 2.8). Mesmo porque o Espírito Santo habita em nós (1 Co 6:19).

Agora, essa história de que os gravetos pegam fogo em cima do monte é misticismo puro!

O que eu vi foram vaga-lumes acendendo e apagando que é muito natural nesses lugares.

Geralmente nesses montes há muitos pernilongos, mosquitos que não deixam você se concentrar na oração, ou seja, não é um lugar adequado.

No entanto, se houver um monte seguro, que não ponha em risco a integridade física dos frequentadores, que seja tranquilo, silencioso, de fácil acesso para todos, e que permita a concentração na oração, não vemos problemas em frequentá-lo.

João Placoná – Presbítero, Bacharel em Teologia, Pregador da Palavra, Palestrante e Articulista.