sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Não basta crer, é preciso ser.


Crer e ser

"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15:5)

Jesus é a videira. Ele é o pão da vida, o caminho, a verdade. Ele é também o fundamento de tudo, a pedra angular, a Rocha sobre a qual Sua Igreja invulnerável está firmada. Isso é fato.

Nós (que um dia o confessamos diante dos homens) somos os ramos. Alimentados por Sua Palavra, guiados por Seu Espírito. Somos a extensão de Sua Obra, Sua carta escrita, sal e luz, Seu bom perfume e Seus embaixadores na Terra. Isso também é fato.

Mas isso não é tudo e nem basta. Saber que Ele (Jesus) é a Videira e nós (Sua Igreja) somos seus ramos não é o suficiente e nem garante a existência de frutos. É preciso permaneçamos nEle!

Essa permanência passa necessariamente por dois caminhos: Perseverança e Fidelidade

Perseverar consiste em nunca desistir, jamais fraquejar e em tempo algum mudar o foco.

Aquele que ama e serve a Deus precisa ter os olhos firmes no alvo da soberana vocação, jamais embaraçando-nos com as influências desse mundo, jamais prostituindo a sua fé, em troca das falsas e mortais promessas do “evangelho das facilidades” ou do “evangelho sem Bíblia”.

Fomos chamados para servir ao Salvador e não para as tradições religiosas e o compromisso do amor, da evangelização e santificação é algo retilíneo, começando na largada da fé e findando tão somente nos primeiros degraus da eternidade, juntamente com Cristo, que para breve nos aguarda.

Ser fiel implica no laço indesatável com o radical fundamento da Palavra de Deus, elucidando todas as nossas perplexidades e respondendo todos os questionamentos da vida.

O cristão fiel é aquele que ama o mundo sem jamais assimilá-lo, que está no mundo sem a ele pertencer, que caminha sob a luz da verdade dos céus, jamais se deixando influenciar pelas sombras terrenas.

O cristão fiel sabe que seu interior e seu exterior se comunicam na consolidação de um testemunho vitorioso e cheio do Espírito Santo.

Conhecendo a condição de Cristo como nossa videira e sabendo que somos Seus ramos, teremos dado apenas o primeiro passo.

Todavia, permanecendo em Cristo com perseverança e fidelidade, estaremos dando o maior e melhor de todos os passos, que é a concretização, em nós, de Seu Reino Salvador em meio a um mundo perdido.

Não basta crer no evangelho. É preciso ser cristão!

Que o Senhor mantenha e sustente essa verdade em nossos corações!

Pr. Reinaldo Ribeiro

Pb. João Placoná