segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Por que os Cristãos combatem o Espiritismo?

Espiritismo etc

Durante milhares de anos, e em várias partes do mundo, milhões de pessoas têm buscado revelações especiais, tentando contatar os mortos.

Há alguns que creem firmemente que os mortos retornam para avisá-los de perigos, ou para guiá-los em suas vidas e decisões, ou para assombrá-los e ameaçá-los.

Muitas pessoas procuram médiuns que alegam facilitar seu contato com os seus familiares mortos.

Todos os esforços para comunicar com os mortos, sejam diretamente ou através de médiuns, são contra a vontade de Deus e resultarão em condenação.

A necromancia, ou comunicação com os mortos, foi explicitamente proibida juntamente com várias outras falsas práticas religiosas, quando os israelitas foram resgatados da escravidão egípcia (Deuteronômio 18:9-14). Vejamos:

“9 Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.

10 Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;

11 nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos;

12 pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti.

13 Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus.

14 Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa.”

Tais práticas foram a razão pela qual Deus rejeitou as nações que tinham ocupado a terra de Canaã.

Ele advertiu seu povo a não imitar esses pecados, porque eles sofreriam a mesma punição de expulsão da terra.

O contexto desta proibição em Deuteronômio 18 ajuda a ver porque a necromancia é abominável a Deus.

Só Deus é conhecedor do futuro. As supostas adivinhações praticadas por essas pessoas (sendo elas sinceras ou não) são inspiradas por espíritos malignos oportunistas e enganadores, cujo propósito é aprisionar espiritualmente todos aqueles que em tal armadilha se lançam.

A Bíblia diz em Isaías 8:19 “Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos?”

Depois de uma lista de várias fontes de revelação desaprovadas Deuteronômio (18:9-14), encontramos o contraste claro com a fonte aprovada, a Palavra de Deus, Deuteronômio (18:15).

“15 O SENHOR, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás.”

Esta passagem aponta explicitamente para Jesus Cristo, o profeta que seria levantado por Deus.

Entender este princípio nos ajuda a ver porque todas as formas de idolatria, adivinhação, astrologia, feitiçaria e necromancia são erradas.

Procurar revelação em tais fontes é rejeitar a autoridade do Filho de Deus e colocar-se nos braços dos comandados por Satanás.

Pr. Reinaldo Ribeiro

Pb. João Placoná