segunda-feira, 30 de junho de 2014

Você é um Apóstata?

O apóstata é um indivíduo que ouviu as verdades magníficas acerca da fé cristã, se converteu intelectualmente de que Jesus é o Cristo e chegou a professar o cristianismo, mas nunca foi verdadeiramente salvo.

Ele pode ser batizado e participar plenamente de todos os privilégios de uma congregação, mas depois de algum tempo toma a decisão afrontosa de abandonar a fé e negar o Salvador.

Nega a divindade de Cristo, sua obra redentora no Calvário, sua ressurreição física ou outras doutrinas fundamentais.

Na realidade não se trata de abandonar a fé, pois o apóstata nunca foi verdadeiramente convertido. Ele não vê nenhum problema em rejeitar deliberadamente o único caminho oferecido por Deus para a salvação. É endurecido na incredulidade e obstinado na oposição ao nosso Deus.

No entanto, apostasia não consiste apenas em negar o Salvador. Pedro, um verdadeiro cristão, cedeu sob a pressão de uma crise e negou Jesus. Ainda assim, amava ao Senhor verdadeiramente e demonstrou que sua fé era real por meio do arrependimento e da restauração subsequentes.

Judas Iscariotes era apóstata, professava ser discípulo, por conviver cerca de três anos com Jesus, chegou até a servir como tesoureiro do grupo, mas, por fim, revelou sua verdadeira natureza ao trair o Senhor por trinta moedas de prata.

Apostasia é um pecado que conduz à morte e está além das responsabilidades de oração do cristão ( I Jo 5:16b).

É praticamente impossível restaurar um apóstata por meio do arrependimento, uma vez que ele crucifica para si mesmo o Filho de Deus e o expõe à desonra, infâmia. (Hb 6:6)

Os que são apóstatas da fé cristã estão tão insensíveis e são tão arrogantes que nem sequer pensam nesse problema. Não temem a Deus ou o Seu castigo.

É importante notar que a marca do "cristão" infectado com o "vírus maligno da apostasia" é ser facilmente "levado para todos os lados", buscando alguma doutrina nova, diferente, e espetacular. Seus ouvidos estão sempre comichando para ouvir algo "novo", e sensacional, algo que o entretenha, algo agradável à carne. Contudo, a Bíblia adverte: "Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas..." (Hb 13.9). Não se deixe conduzir de lá para cá, de um lado para o outro, "... porque bom é que o coração se fortifique com a graça" (Hb 13.9).

Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus. Hb 10:26-27.

Quando somos jogados para escanteio devido ao pecado, o caminho para o retorno é a confissão. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça ( I Jo 1:9).

Agora, não é o fato de eventualmente cairmos em pecado que irá significar que nunca fomos salvos.

A evidência da nossa salvação está no voltar a se levantar, pois aquele que tem o Espírito de Cristo já é Dele (Rm 8:9) e sua consciência não o deixará tranquilo enquanto estiver prostrado.

A diferença entre o perdido e o salvo não está em este último ser incapaz de pecar, mas em ser capaz de confessar o seu pecado e voltar à comunhão com Deus.

O incrédulo, quando peca, não liga nem um pouco por ter ofendido a Deus e segue despreocupadamente em seu caminho de incredulidade.

Portanto, o verdadeiro salvo não se moverá "da esperança do evangelho" que é, em sua essência, a graça ou favor imerecido de Deus para com o pecador.

Ele pode perder sua comunhão com Deus e viver miseravelmente até recuperá-la, mas não perderá sua salvação que é eterna e foi dada gratuitamente por Deus, "porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento" (Rm 11:29).

Dependemos por completo daquele que se entregou por nós para que sejamos capazes de nos recuperarmos de nossos fracassos espirituais. E isso nos dá esperança.

Cristo, que morreu por nós, nos ama com amor eterno e responderá com graças quando confessarmos nossas falhas a Ele.

Por meio da confissão encontramos Sua graciosa restauração – o maior de todos os retornos.

A confissão é o caminho que nos leva à restauração.

William Macdonald

Mario Persona

Pb. João Placoná