sexta-feira, 16 de maio de 2014

Quero guardar-me para o casamento, mas… O que fazer?

Eu e meu namorado temos a convicção que devemos nos guardar até o casamento, porém, em alguns momentos ficamos muito “acesos”.

Sempre depois desses momentos fico muito mal, mas tenho dificuldades de evitar esse tipo de situação. O que devo fazer?

Aquilo que você sente faz parte das emoções que Deus colocou dentro de cada um de nós. O problema é que essas “emoções” estão surgindo de uma forma errada e te prejudicando. E é justamente aqui que você precisa agir.

Creio que um dos pontos positivos é que você reconhece que a coisa está meio descontrolada. Isso já é meio caminho andado para sua vitória. Agora você precisa buscar os outros 50% para vencer essa situação que pode fazer desmoronar seu relacionamento com Deus e com seu namorado.

Vou te dar algumas dicas baseadas naquilo que já vivi e também em experiências de acampamentos e palestras que já assisti sobre o assunto. Espero que te ajude.

- Comecem a ter um momento de oração juntos todas as vezes que se encontrarem

Muitos acham que a oração atrapalha o “clima” do namoro. Mas é o contrário! Quando incluímos Deus no relacionamento ele ganha mais consistência e alicerce.

Nos encontros com seu namorado, coloque um pequeno tempo de oração e orem pelos pedidos que têm e pela pureza do relacionamento de vocês. Você verá que isso fará muita diferença! Mas além de orar, é preciso também agir…

- Limite um pouco o tempo em que ficam totalmente a sós

Já dizia o velho ditado: “A ocasião faz o ladrão”. Ou seja, cuidado para não preparar ocasião para pecarem. Normalmente para ficarem “acesos” é preciso certo ambiente e tempos propícios para isso. É aqui que vocês precisam agir!

Diminuam um pouco esse tempo que ficam a sós. Procurem ficar mais tempo junto a outras pessoas e fazendo atividades em conjunto com outros casais ou pessoas. Isso irá dificultar e muito a tentação de passarem dos limites nas carícias.

- Cuidado com os lugares

Os tipos de lugares que se frequenta também pode facilitar o aumento da excitação de vocês. Procurem frequentar lugares saudáveis e, de preferência, na companhia de outras pessoas.

Isso não significa que vocês nunca poderão sair sozinhos a alguns lugares, mas significa que se vocês têm dificuldades de se controlarem quando estão sozinhos, precisam evitar ao máximo esses lugares.

Avaliem o namoro de vocês e sejam sensíveis para não frequentar lugares que vocês sabem que os prejudicarão. Lembre-se que na hora certa vocês serão um do outro e terão liberdade de desfrutar das carícias dentro da vontade de Deus.

- Muita oração a sós com Deus

Um ditado muito verdadeiro é o que diz: “Se um não quer dois não brigam.” Se vocês tem esse problema de sempre estar “acesos” com muita facilidade, cada um deve orar a sós a Deus e pedir forças para ser resistente.

A oração tem poder e molda o nosso coração. Quanto mais vocês colocarem essa questão diante de Deus, quanto mais ficarão fortalecidos e convencidos a fazer a coisa certa.

Esse deve ser um objetivo de cada um em particular e também dos dois enquanto casal. Estando fortalecidos em suas convicções enquanto separados, certamente manterão enquanto juntos.

- Dedicação à obra de Deus

Continuem se dedicando muito a obra de Deus. Essa dedicação fortalece nosso espírito e acende a nossa responsabilidade de nos mantermos firmes e santos.

Estejam envolvidos com a obra do Senhor, se dediquem a ela. Quando priorizamos o Senhor em nossas vidas, inclusive como casal, Deus acrescenta as outras coisas que temos necessidade, inclusive a força para sermos santos. (Mt 6. 33)

Para concluir deixo a vocês dois versículos que devem estar em suas mentes.

No primeiro vemos que nenhuma situação está acima de nossas forças de resistência, ou seja, temos a força necessária, vinda de Deus, para vencermos.

“As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.” (1Co 10. 13)

No segundo vemos a velha e importante lição de Jesus. A lição de casa de cada um de nós:

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26. 41)

André Sanchez

Pb. João Placoná