sexta-feira, 23 de maio de 2014

A Idolatria é Condenada

Idolatria...

Idolatria é o culto prestado a ídolos (criaturas ou objetos), sendo o ídolo a figura representativa de uma divindade, não tendo nenhum sentido esta extensão para o Deus verdadeiro, criador e mantenedor do universo.

Em I Tm 2.5, a Bíblia deixa muito claro: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." Então, criar intermediários entre o homem e Deus é uma forte agressão ao próprio Deus.

“Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas mesmas testemunhas nada vêem, nem entendem, para que eles sejam confundidos”. Is 44:9.

Como são estúpidos os que fabricam imagens para seus deuses! Os ídolos que eles fazem com tanto carinho não valem coisa alguma. Eles mesmos podem confirmar isso, porque os seus ídolos não podem ver nem entender. Não é de admirar que as pessoas que adoram essas imagens vivam tão desorientadas e confusas!

“Quem forma um deus e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?”. Is 44:10.

Só mesmo um louco faria o seu próprio deus - um ídolo que não pode ajudar em nada!

“Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos, pois os mesmos artífices são dentre os homens; ajuntem-se todos e levantem-se; assombrar-se-ão e serão juntamente confundidos”. Is 44:11.

Todos os que adoram esses ídolos serão envergonhados diante do Senhor, junto com os artistas que criaram aquelas imagens e que não passam de homens. Eles serão todos reunidos e castigados de uma só vez.

O ferreiro faz o machado, e trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço; ele tem fome, e a sua força falta, e não bebe água, e desfalece. Is 44:12

O ferreiro pega um pedaço de metal, coloca nas brasas e depois com toda a força vai batendo nele com o martelo até formar a imagem. Ele trabalha tanto, que não come, nem bebe e acaba perdendo as forças.

“O carpinteiro estende a régua, e emprega a almagra, e aplaina com o cepilho, e marca com o compasso, e faz o seu deus à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa”. Is 44:13

O carpinteiro, por sua vez, faz um ídolo assim: ele mede, desenha uma imagem, corta e alisa a madeira e faz a imagem de um homem, um belo ídolo que ele pode guardar dentro de sua casa.

“Tomou para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho e esforça-se contra as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer”. IS 44:14

O escultor vai à floresta para cortar uma árvore; escolhe um cedro, um cipreste ou um carvalho. Ele só corta árvores bem grossas ou então planta uma e espera até que a chuva a faça crescer.

“Então, servirão ao homem para queimar; com isso, se aquenta e coze o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura e ajoelha diante dela”. Is 44:15

Depois de todo esse trabalho, ele usa as árvores para lenha; parte da madeira serve para esquentar sua casa e cozinhar o seu pão, e com o resto - imaginem só - ele faz um deus para si mesmo e se ajoelha diante de seu ídolo!

“Metade queima, com a outra metade come carne; assa-a e farta-se; também se aquenta e diz: Ora, já me aquentei, já vi o fogo”. Is 44:16

Com parte da árvore que derrubou, esquenta sua casa, assa um pedaço de carne, come à vontade e diz: Que vida boa! Um belo fogo para não sentir frio.

“Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e lhe dirige a sua oração, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus”. Is 44:17

Com o que sobrou da madeira ele faz um deus, um ídolo feito pelo próprio homem! Ajoelha-se na frente da imagem, adora seu "deus" e ora a ele, dizendo: Proteja-me! Você é o meu deus.

“Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam”. Is 44:18

Que estupidez, que loucura! Deus fechou os olhos deles de tal forma que não podem mais ver e as suas mentes não são capazes de compreender.

Caríssimos irmãos, nestas passagens Isaías descreve como as pessoas constroem os seus próprios deuses.

Que absurdo fabricar um deus da mesma árvore que dá a lenha para o fogo!

Percebe-se que o ferreiro, carpinteiro ou outro profissional cria uma imagem e depois se curva diante dela. Adora uma divindade que ele mesmo criou.

Quais são os deuses que fabricamos – dinheiro, fama, poder? Enganamos a nós mesmos se esperamos que contribuam para o bem de nossa vida.

Pensamos sobre os ídolos como estátuas de madeira, pedra ou gesso, mas na verdade um ídolo é qualquer pessoa ou coisa a que se atribui valor e poder sagrados.

Vejamos o que o Salmista diz em 115:4-9:

4 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.

5 Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem;

6 têm ouvidos, mas não ouvem; nariz têm, mas não cheiram.

7 Têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.

8 Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e todos os que neles confiam.

9 Confia, ó Israel, no SENHOR; ele é teu auxílio e teu escudo.

Infelizmente, ainda hoje, muita gente faz estátuas e ídolos, e se curva diante deles em oração e adoração, esperançosos que o espírito representado pelo ídolo os ajude e proteja.

Essa gente, infelizmente tem fé do que podem ver e desprezam o que não podem ver.

Ainda hoje, podemos estimar objetos tangíveis (casa, roupas, bens) em vez de valorizar realidades intangíveis (o crescimento espiritual, a salvação, o cuidado com aqueles que necessitam e dedicação às pessoas amadas).

Responda:

Quem me criou?

Em quem confio em última instância?

De quem espero a verdade final?

Em quem busco a segurança e a felicidade?

Quem é o responsável pelo meu futuro?

Se a sua resposta para qualquer das perguntas acima for algo ou alguém que não seja Deus, você precisa verificar a quem ou o que está adorando.

Pb. João Placoná