domingo, 23 de março de 2014

Perdoar é um Ato que gera a Cura

Milhares de pessoas vivem presas, sem saber, por causa de feridas e mágoas do passado que estão guardadas em seus corações.

São tristezas, causadas por pessoas próximas ou não, que nunca foram tratadas e durante os anos acabaram sendo cauterizadas, impedindo que venham desfrutar verdadeiramente da felicidade e do amor.

Em alguns casos o próprio indivíduo vem alimentando esse remorso, essa raiva e rancor, bloqueando o canal do perdão de fluir em suas vidas.

Cada vez que uma pessoa retém o perdão, seja para quem for, está impedindo seu próprio coração de ser curado da ferida e da dor que lhe foram causadas.

Nesses casos a cura fica ainda mais difícil, pois se não houver a decisão de tratar à ferida a pessoa irá carregá-la até o final de sua vida.

O perdão é mais do que um sentimento bonito liberado por aqueles que têm o coração piedoso, ele faz parte do processo de cura do coração humano.

O perdão é necessário em nossas vidas, é indispensável para que deixemos os sentimentos ruins saírem de nossos corações e de nossa mente como mágoas, ressentimentos, ódio,  sentimentos de vingança, etc.

O Senhor Jesus nos alerta de que devemos perdoar aos nossos devedores, para que possamos alcançar também o perdão de Deus, pelos nossos pecados.

“Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não perdoará as ofensas de vocês”.  Mateus 6:14-15


Perdoar é mais do que um mandamento divino, é um remédio, deixado pelo Salvador, para que todos os homens possam alcançar sua cura.

Isso não significa que será fácil, ou que não irá doer, pelo contrário, liberar perdão é como mexer em uma ferida aberta, na qual passamos o remédio que irá limpar a ferida, o remédio da cura e depois completamos com o curativo. Esse processo é doloroso e requer coragem daquele que está ferido.

Todas as vezes que alguém se aproximar de você arrependido lhe pedindo perdão, você deve perdoar de todo coração, deixando todo seu o seu orgulho de lado e deve passar uma borracha no passado. E ainda que essa pessoa não se aproxime de você para lhe pedir perdão, você deve tomar a iniciativa.

Mesmo que você esteja com a razão, vá até essa pessoa que lhe magoou e peça-lhe perdão.

Você tem duas alternativas:

1 - Aceitar o processo de cura que Deus deixou para sua vida liberando o perdão a todos aqueles que o feriram, independente de quem seja, ou,

2 - Permanecer com a ferida aberta e carregar essa dor pelo resto da vida.

Perdoar é uma escolha que gera cura, por isso que o crente está sempre alegre não importando as circunstâncias.

Em seu coração não existe lugar para mágoas, ressentimentos ou vingança.

“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo”.
Efésios 4:32

Por esse motivo somos o povo mais feliz da terra.

Se for difícil pra você, peça ajuda a Jesus, através do Espírito Santo de Deus você conseguirá experimentar o novo de Deus para sua vida.

Pr. Juanito Teixeira Carvalho

Pb. João Placoná