sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Reforma Protestante

Reforma Protestante

"O verdadeiro tesouro da igreja é o santíssimo evangelho da Glória e da graça de Deus"  Martinho Lutero

No ano de 1517, Martinho Lutero rompe com a Igreja Católica e inicia um movimento que mudaria de forma significativa a forma de muitos cristãos se posicionarem junto às instituições religiosas.

A Reforma Protestante foi apenas uma das inúmeras Reformas Religiosas ocorridas após a Idade Média e que tinham como base, além do cunho religioso, a insatisfação com as atitudes da Igreja Católica e seu distanciamento com relação aos princípios primordiais.

O movimento liderado por Lutero defendia a liberdade de cada indivíduo para interpretação dos textos bíblicos. O fato de “protestar” contra a igreja católica, daí o termo “protestante”, influencia teólogos contemporâneos dele, como o francês Calvino.

Durante a Idade Média a Igreja Católica se tornou muito mais poderosa, interferindo nas decisões políticas e juntando altas somas em dinheiro e terras apoiada pelo sistema feudalista.

Desta forma, ela se distanciava de seus ensinamentos e caía em contradição, chegando mesmo a vender, ou seja, a Igreja pregava que qualquer cristão poderia comprar o perdão por seus pecados.

Martinho Lutero, monge agostiniano da região da saxônia, deflagrou a Reforma Protestante ao discordar publicamente da prática de venda de indulgências pelo Papa Leão X.

Leão X (1513-1521) com o intuito de terminar a construção da Basílica de São Pedro determinou a venda de indulgências  (perdão dos pecados) a todos os cristãos.

Lutero, que foi completamente contra, protestou com 95 proposições que afixou na porta da igreja onde era mestre e pregador. Lutero, em suas proposições condenava a prática vergonhosa do pagamento de indulgências, o que fez com que Leão X exigisse dele uma retratação pelo ato. O que nunca foi conseguido. Leão X então excomungou Lutero que em mais uma manifestação de protesto, rasgou a Bula Papal (documento da excomunhão), queimando-a em público.

Outros fatores que contribuíram para a ocorrência das Reformas foi o fato de que a Igreja condenava abertamente a acumulação de capitais (embora ela mesma o fizesse). Logo, a burguesia ascendente necessitava de uma religião que a redimisse dos pecados da acumulação de dinheiro.

Junto a isso havia o fato de que o sistema feudalista estava agora dando lugar às Monarquias nacionais que começam a despertar na população o sentimento de pertencimento e colocam a Nação e o rei acima dos poderes da Igreja.

Então, enquanto Lutero era acolhido por seu protetor, o príncipe Frederico da Saxônia, diversos nobres alemães se aproveitaram da situação como uma oportunidade para tomar os inúmeros bens que a igreja possuía na região.

Assim, três revoltas eclodiram: uma em 1522 quando os cavaleiros do império atacaram diversos principados eclesiásticos a fim de ganhar terras e poder; outra em 1523, quando a nobreza católica reagiu; e, uma em 1524, quando os camponeses aproveitando-se da situação começaram a lutar pelo fim da servidão e pelas igualdades de condições.

Foi nesse contexto que surgiram as primeiras igrejas Luterana, Calvinista, Presbiteriana, Metodista, e Batista. Os missionários europeus são os responsáveis pela expansão dessas igrejas para países de todo o mundo, como ocorreu com o Brasil.

O movimento protestante no Brasil ganhou força principalmente em 1808, após a fuga da corte portuguesa para nosso país. Essa fuga teve o apoio da Inglaterra, que enviou grupos de ingleses para construírem estradas de ferro e estruturar sistemas de comunicação como, por exemplo, o telégrafo. 

Há indícios de que era Luterana, a maioria de pessoas escolarizadas de classe média alta no Brasil desta época, pois no fim do século XIX os protestantes deram apoio ao movimento republicano. Não foi difícil aderirem ao movimento, pois quando os imigrantes chegaram se depararam com um império que tinha o catolicismo como religião oficial do Estado e estava submisso às igrejas de Roma (que entre outros aspectos controlavam as emissão de registros importantes como emissão de certidões de nascimento, casamento, e óbito).

Caso queira examinar as 95 teses, clique aqui:

http://pt.scribd.com/doc/187926775/As-95-Teses-de-Martinho-Lutero

Caroline Faria

Alaíde Silva

João Placoná – Presbítero, Bacharel em Teologia, Pregador da Palavra, Palestrante e Articulista.