sábado, 24 de maio de 2014

Você é Cristão?

cristão

O significado para a palavra cristão hoje é bem diferente do significado usado nas escrituras.

Hoje, qualquer um que segue uma religião denominada "cristã", acha-se no direito de dizer que é um cristão.

Alguns são tão depravados em sua forma de viver que de maneira nenhuma fazem jus a essa palavra, como estamos vendo a cada dia, os cristãos “famosos”, envolvidos em escândalos que sujam esse nome, ou até mesmo, o cristão não tão famoso, aquele vizinho seu, ou da própria igreja, que não muda de vida ou de atitude após vir para igreja.

Você o vê cheio do Espírito Santo e depois o vê nas redes sociais de hoje com um copinho de cerveja na mão, ou mesmo postando algo não condizente com a sua religião.

O verdadeiro significado da palavra "cristão" está na pessoa que aceita Jesus como seu Salvador e vive dignamente como um verdadeiro discípulo do Senhor Jesus Cristo.

Vive uma verdadeira transformação de caráter. Pois Jesus deixou claro, aquele que quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz. Tomar a sua própria cruz é lutar contra suas vontades e sua carne todos os dias e todas as horas desse dia ate ficar firme. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. 2 Co 5:17.

A palavra cristão também não é um nome próprio dado por Jesus aos seus discípulos. Ele jamais chamou um de seus apóstolos ou qualquer outra pessoa de "cristão", ou denominou os que frequentavam os seus ensinos de cristão.

Ele simplesmente chamava-os de "discípulos" ou "seguidores". Esta palavra, no sentido que é usada na Bíblia, é nada mais e nada menos que um apelido dado aos discípulos ou membros da igreja de Jesus Cristo.

O apelido "cristão" surgiu pela primeira vez na cidade de Antioquia em referência aos discípulos de Cristo naquela cidade. “E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”. Atos 11:26 .

Foram assim chamados pelos moradores daquela grande metrópole devido ao bom exemplo que davam e por sempre testemunhar a respeito de Jesus, não tinham uma vida dupla; uma vida de “Cristão 007” onde parecia um agente especial de Cristo, que ninguém podia saber da sua escolha de ser discípulo ou seguidor de Cristo, ou uma vida que iria sujar o nome de Jesus.

Desde então o apelido pegou e suplantou os outros apelidos que eles tinham, como por exemplo, o de "nazarenos", apelido pelo qual eram conhecidos os discípulos pelos judeus. “Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos”. Atos 24:5.

O apelido cristão generalizou-se de tal forma que em pouco tempo todos os membros das igrejas de Cristo foram assim chamados. Não houve outro que representasse tão bem os discípulos de Cristo até meados do terceiro século, período no qual houve a necessidade de acrescentar um sobrenome a este apelido.

Até o século terceiro não havia nenhuma instituição denominacional como temos hoje, ou ate mesmo uma religião assim chamada hoje Cristianismo, ou seja, cristãos.

Não havia a Igreja Católica Romana, ou a Igreja Batista, ou a Igreja Anglicana, ou a Igreja Metodista, ou outras com denominações diferentes.

Havia apenas a Igreja de Jesus Cristo, e como vimos, seus membros foram apelidados de cristãos, logo surgiu Cristianismo.

Jesus, ao instituir sua igreja, nunca a chamou por um nome como Católica Romana, Batista, Assembleia, Mundial, Internacional, Pentecostal, Adventista, Congregação, etc. Chamava-a de "minha igreja". “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Mateus 16:18.

Ou, quando muito, colocava o nome da cidade onde ela se encontrava "Igreja de Esmirna", pois aquele evangelho pregado era para igreja de Esmirna, outros exemplos: Romanos – para igreja em Roma, Coríntios – para igreja de Coríntios, Gálatas – para igreja em Galácia, Efésios – para igreja em Éfeso e assim sucessivamente.

Como vimos, nem todos os que se julgam cristãos, são verdadeiros cristãos!

Cuidem-se os ”cristãos” que costumeiramente frequentam Terreiros de Umbanda, Centros Espíritas, Templos Maçons, LBV, etc., pois, Jesus disse: “Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. Mateus 7:23.

O verdadeiro cristão crê em Jesus, segue os seus mandamentos e tem por hábito ler a Bíblia diariamente e não deixá-la aberta apenas no Salmo 23 (22).

Diante de tudo que foi dito: VOCÊ É CRISTÃO?

Wesley Oliveira

Pb. João Placoná