quarta-feira, 9 de abril de 2014

O homem também morre pela boca

No caso dos peixes, devido a se sentirem atraídos por uma isca presa num anzol que, enganando, os faz abocanhar aquele pretenso petisco e, assim, acaba fisgando-os.

O Homem também é fisgado, desta feita em sentido figurado, é claro, mas fisgado sim! Firmemente fisgado, aprisionado e, por fim, morto.

Não atraído por algo externo, neste caso. Não enganado por uma isca que aguçaria o sentido da fome, da ingestão de algo. No caso da humanidade, o Homem morre pela boca devido àquilo que sai dela, não que entra.

O Homem morre devido, primeiro, à sua rejeição à oferta de salvação. Rejeitando esta oferta, dizendo um sonoro não, quer audível quer silencioso, mas um não ao oferecimento gratuito de um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, ele está decretando sua morte. Morte eterna, inclusive!

Como consequência direta desta morte, já em vida, ele morre também na sua alma. O Homem, por causa desta rejeição à obra redentora do Senhor Jesus, desenvolve um comportamento, um hábito vicioso e dos mais mortais: a murmuração.

O Homem sem salvação, sem Cristo, é um eterno murmurador. Reclama de tudo; nada está bom. Se estiver frio, é o frio insuportável; se está calor, o clima não é mais o mesmo.

Ninguém aguenta com uma pessoa assim! O problema maior não é o inconveniente social, mas que isto é a expressão do que há no seu coração.

A Palavra de Deus afirma, e é facilmente comprovável, que “a boca fala do que está cheio o coraçãoLucas 6:45.

A vida de uma pessoa sem Cristo é, realmente, sem graça. Isto só pode resultar em murmuração, reclamação e, em última instância, em blasfêmia.

A murmuração não será eliminada, porém, com a solução dos problemas e circunstâncias que, aparentemente, são sua causa. Não, se o clima ficar perfeito, o murmurador encontrará outro alvo. Talvez a própria perfeição do clima passe a ser um motivo para reclamar.

A questão não é de solução dos fatores externos, mas de eliminação dos fatores internos, da insatisfação vivida pelo Homem. Só quando você tiver sua natureza transformada pela obra salvadora de Jesus Cristo deixará de ser um murmurador e, assim, não correrá mais o risco de “morrer pela boca”.

Quando o Senhor Jesus se torna Senhor da sua vida, desfazem-se as razões para a insatisfação, o medo, a insegurança. Em lugar destas “doenças” da alma, instala-se a alegria, a esperança, a paz. E isto, em qualquer situação que você viva. Seu estado de ânimo, seu humor não dependerá mais dos fatores externos.

Aquele que é a nossa alegria, justiça, paz e satisfação habitará no seu coração enchendo-o de motivos para se regozijar. Suas palavras deixarão de ser murmurações, reclamações e ofensas para se tornarem palavras abençoadoras e esperançosas. Troque, urgentemente, seu coração, de um coração pesado por um de alegria e esperança. Você vai ver, suas palavras mudarão!

Pr. Ivan Cardiano

Pb. João Placoná