terça-feira, 5 de setembro de 2023

Obrigatoriedade do Dízimo

 


 






OBRIGATORIEDADE DO DÍZIMO

De antemão deixo bem claro que não sou contra o fiel dar o dízimo.      

O que não concordo é com a obrigatoriedade de dar o dízimo, como apregoam certos pastores e apóstolos, com o objetivo de intimidar o cristão,  usando para tanto a passagem de Malaquias 3:8, onde diz que roubamos a Deus por não darmos ou devolvermos a Deus, como eles dizem.

Sem falar que alguns gastam mais tempo falando sobre o dízimo do que com a própria PALAVRA.

Citam Malaquias 3:8 mas não dizem que no capítulo 2 essa mensagem foi endereçada aos Sacerdotes (Malaquias 2) e não a nós.

Quando lemos essa passagem percebemos que esses Sacerdotes que administravam os dízimos estavam desviando recursos para proveito próprio.

É claro que as Igrejas (Templo) precisam de recursos financeiros para manterem-se abertas, pagando despesas com aluguéis, luz, telefone, internet, iptu, limpeza, etc.

Mas, entendo que os pastores e apóstolos deveriam prestar contas de 6 em 6 meses, ou pelo menos uma vez por ano do que entrou e onde foram utilizados esses recursos arrecadados.

Fazendo isso, com certeza acabaríamos com pastores e apóstolos ricos, morando em verdadeiras mansões, andando de caro último tipo, frequentando ótimos restaurantes e usando roupas de grife, enquanto os fiéis cada vez mais pobres e muitos sem dinheiro para comprar mantimentos, remédios, vestuário e condução.

Já presenciei numa certa denominação cristã o pastor e/ou apóstolo sugerir para que os fiéis que não tinham dinheiro para dizimar, para usarem o Cartão de Crédito dizendo que “Deus honrará”. Como se Deus fosse obrigado a colocar esse valor em suas mãos.

Então, você que me lê, tem visto acerto de contas na sua Igreja (Templo)?

Ah! Não posso deixar de citar 2 Coríntios 9:7 – “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.”

Resumindo 2 Coríntios 9:7: Contribua com alegria no coração, espontaneamente e não por obrigação.

Por final quero dizer mais uma coisa: Esqueça esse negócio que você tem que DEVOLVER o dízimo a Deus. Se Ele é o dono do ouro e da prata (Ageu 2:8) como vamos devolver se tudo a Ele pertence?

Permaneçam na paz do Senhor!

João Placoná