domingo, 24 de julho de 2022

Apóstolos hoje em dia

 











Apóstolo tem o significado de um enviado, um mensageiro ou um delegado, especialmente um embaixador do evangelho. Oficialmente uma pessoa comissionada por Cristo. Um apóstolo (com poderes miraculosos).

Apóstolo não é aquele que se intitula pela vontade humana. Mas, sim pela vontade divina.

Os que se consideram “apóstolos”, hoje, em geral, adquiriram tal “posição”, após terem sido ordenados a evangelista ou pastor, ou bispo, ou presbítero o que lhes confere a ideia de que estão em posição hierárquica superior.

Atualmente, o que podemos ver como ministério de caráter apostólico, é o trabalho dos missionários, quando desbravam campos, em países de povos não alcançados pelo evangelho de Cristo.

Se um missionário vai assumir um trabalho que já está estabelecido, cujas bases e desenvolvimento deveram-se ao esforço de outros companheiros, não pode dizer que faz um trabalho de apóstolo, e sim, de pastor ou evangelista.

Infelizmente o que vemos atualmente são pastores que se intitulam apóstolos e nunca saíram da suas Igrejas, não fundaram outras Igrejas e muitos nem sequer possuem serviços de evangelização externa, nem visitas aos doentes.

A característica fundamental do apóstolo é ser alguém que tem uma missão a cumprir, enviado por quem tem autoridade espiritual para fazê-lo.

Os doze apóstolos foram preparados para uma missão muito importante, serem embaixadores do Reino de Deus.

Portanto, não poderiam ser pessoas sem qualificações especiais.

Eram homens comuns, humanamente detentores de virtudes e defeitos, mas tiveram um treinamento aos pés do Mestre dos mestres.

E demonstraram possuir algumas qualidades especiais.

1) Foram chamados por Jesus.

2) Receberam autoridade espiritual.

3) Tinham delegação de Cristo.

Eles eram apóstolos no sentido estrito da palavra, e nas circunstâncias em que foram chamados e enviados por Jesus.

1) Estiveram com Cristo, durante todo o seu ministério terreno.

2) Eles estiveram com Jesus, após a sua ressurreição.

3) Receberam a Grande Comissão.

Concluindo, podemos afirmar com bastante fundamento que o ministério apostólico, nos moldes do Colégio Apostólico, não existe mais, hoje, podemos aceitar apóstolos como substantivo e não como adjetivo.

Pb. João Placoná