sexta-feira, 15 de abril de 2022

O que é a Via Dolorosa?

 








A Via Dolorosa, literalmente "o caminho doloroso", é a rota tradicional em Jerusalém que o nosso Senhor percorreu no dia de Sua crucificação.

Esse percurso teve início no tribunal de Pilatos, também chamado de Pretório (Mateus 27:2-26), até o lugar de Sua crucificação no Monte Calvário.

Após seu julgamento por Pôncio Pilatos, o Senhor Jesus foi espancado, escarnecido e os soldados romanos cuspiram nEle (Mateus 27:26-31).

Em seguida, Jesus foi forçado a carregar a Sua própria cruz pelas ruas de Jerusalém até o Gólgota, onde foi crucificado (Mateus 27:32-50).

A Via Dolorosa se encontra atualmente marcada com catorze "estações da cruz", comemorando catorze incidentes que supostamente aconteceram ao longo do caminho.

Pelo menos cinco desses incidentes não estão registrados na Bíblia, mas surgem da tradição católica romana. Dos que são mencionados nas Escrituras, o verdadeiro lugar de certos eventos ao longo do caminho, tais como a flagelação (João 19:1-3) e o porte da cruz por Simão de Cirene (Mateus 27:32), não são conhecidos.

A Bíblia não menciona especificamente a Via Dolorosa. Tudo o que sabemos das Escrituras é que Jesus levou Sua cruz do Pretório para o Monte Calvário, onde foi crucificado.

Os seus locais exatos não são conhecidos com certeza, mas onde quer que tenham sido, a rota entre eles era realmente uma via dolorosa. A dor física e flagelante que o Senhor Jesus sofreu foi pequena em comparação com a dor causada pelo fardo real que carregava - o fardo dos pecados de todos os crentes.

Cristo carregou nossos pecados para a cruz onde pagou a penalidade por todos.

À medida que os cristãos contemplam a jornada de Cristo até a cruz, somos lembrados de quão precioso presente é a nossa salvação e do preço pago por ela pelo Senhor Jesus. "Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" (Isaías 53:5).

Quando pensamos sobre a dor e a humilhação que o nosso Salvador sofreu por nós, pagando um preço que nunca poderíamos pagar por nós mesmos, não podemos deixar de louvar e agradecer a Ele, e nem de nos comprometer a uma vida de obediência.

Questions.org/Portugues