domingo, 26 de julho de 2020

Deus está contigo














“O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas Deus vê o coração” (I Samuel 16:7).

Todos nós já conhecemos a velha história. No momento glorioso, muitos amigos; na hora da queda muitos acusadores. Nossos momentos atraem nossos julgamentos, mas Deus não é assim.

A tendência humana é parar naquilo que os olhos são capazes de enxergar. Como é bom saber que o olhar de Deus é diferente do nosso, Ele nos vê não somente a partir de nossa aparência, mas principalmente pelo que somos.

Muitas vezes, nos confundimos entre o que nós somos e o pecado que cometemos.

É comum chamar alguém que comete adultério de adúltero; chamar de ladrão quem subtrai algo que não lhe pertence etc. Perceba que, a pessoa já não mais possui identidade, ou seja, já não é chamada pelo seu nome. O nome dessa pessoa passa a ser o “nome” do seu pecado.

É triste perceber que, às vezes, esse é o nosso olhar para muitas pessoas; e, em alguns momentos, o olhar pelo qual nós mesmos somos observados, por conta de nossas falhas ou das acusações que sofremos.

Em vez de olharmos para frente, ficamos presos ao pecado, quer na condição de julgados ou de julgadores, quando deveríamos lutar contra ele.

A verdade é que há um grande oportunismo baseado no momento das pessoas. Ora o oportunismo do aplauso, ora o do apedrejamento.

Mas Deus não é assim. Ele não vê o momento. Ele não vê a aparência. E quando um coração sincero está repleto de arrependimento, Ele vê a justiça do Seu filho crucificado substituindo a condição de derrota e pecado por um estado de vitória absoluta.

Todos nós temos uma história e enquanto estamos neste mundo ela segue sendo escrita. A pena não está na língua dos homens, mas nas mãos de Deus e não importa o que o mundo diga ou pense a seu respeito, é Deus quem escreverá o final dessa história.

A tendência humana é parar naquilo que os olhos são capazes de enxergar. Como é bom saber que o olhar de Deus é diferente do nosso, Ele nos vê não somente a partir de nossa aparência, mas principalmente pelo que somos.

Confie, creia e siga firme. Deus conhece o seu coração e para Ele pouco importa o momento e a aparência!

Pr. Reinaldo Ribeiro
Pb. João Placoná