segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Palavras de Vida ou de Morte?

vida ou morte

A Bíblia diz: “A boca fala o que o coração está cheio” - Mateus 12: 34

Sabemos que uma palavra é capaz de destruir vidas inteiras, ou parte delas como uma pessoa no trabalho, como um casamento, um relacionamento, um ministério e ate amaldiçoar uma pessoa, mas também sabemos que através de palavras também podemos salvar vidas, abençoar, motivar, salvar um casamento, salvar um trabalho, e etc.

Temos que fazer nossas escolhas imparciais independente de gostamos ou não das pessoas, temos que falar aquilo que é certo, sem tomar partido de uma causa em especifico, temos que ser justos.

Sabemos que em nosso mundo não há meio termo, ou você serve a Deus ou não serve, ou seja, se não estiver servindo-O, sabe que está servindo ao contrário, mesmo sem querer e mesmo sem ter um lado escolhido.

Se você acredita em Deus, como não fazer as coisas que Ele manda na bíblia?

Não precisa seguir homens e não precisa seguir igrejas, apenas siga a bíblia.

Hoje em dia é muito comum falar o que eles querem ouvir e não o que eles precisam ouvir. "Palavras de vida", o que seria essas palavras de vida? Prosperidade, Cura, Milagres, Bençãos, Portas Abertas, Revelações, Chaves de Casa, Chaves de Automóveis...

Pelo contrário, pregue a Palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério. 2 Timóteo 4:2-5

Sabemos que Deus é amor (I João 4:8), paz, união, harmonia, e não ao contrário e que o inimigo veio para matar, roubar e destruir, (João 10:10), se escandalizamos quando vemos uma briga na rua, um vizinho agressivo com sua esposa ou filhos, e estamos diante de uma igreja onde homens e mulheres, jovens e até anciões, não estão preocupados com as outras pessoas.

Na intenção de aparecer, falam coisas que ao invés de edificar vão destruir. Não se preocupam se vão matar uma ovelha, vemos pessoas dentro da igreja, falando para seu próprio crescimento, mas sabemos que esse crescimento próprio é só a sua própria destruição, e todos veem isso acontecendo e ninguém se escandaliza nas igrejas? Vem com a desculpinha que se falar com fulano ele sai da igreja...

Se sabemos que a boca fala o que o coração está cheio, então será que dentro da igreja esses irmãos que ficam criando grupinhos, separação, fofoca, jogando um contra o outro, estão servindo a quem, mesmo dentro da igreja, se dizendo irmãos?

Eles apontam defeitos, fazem desunião, falam o que está acontecendo com outros ministérios, falam o que está acontecendo no casamento de outros, falam o que está acontecendo na vida do Pastor A, do Evangelista B e da Missionária C e esquecem-se de ver o próprio nariz, então o que dizer da palavra de Deus: Mateus 7:1-5 Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: Deixe-me tirar o cisco do seu olho, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

Acho que antes de abrir a boca para qualquer coisa, deveríamos olhar para nossas vidas em tudo, em casos de pastores para cada o seu Ministério, para o seu celeiro, para sua comunidade, suas ovelhas.

Tem aberto sua boca para quê? Tem edificado ou destruído? Tens abençoado ou amaldiçoado? 

A quem está servindo? Ao Deus do amor ou ao deus da destruição? 

Irmãos que foram chamados para pregar a verdade, preguem a Palavra, pois Jesus em nenhum momento voltou atrás para agradar alguém, veja, mesmo sendo abandonado:

Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: Dura é essa palavra. Quem consegue ouvi-la? Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: Isso os escandaliza? Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes? João 6:60-62

No verso 66 em diante do mesmo livro e capitulo, Jesus deixa claro para que foi chamado, mesmo sendo abandonado por todos aqueles que viram os próprios sinais de maravilhas feitos por Jesus, mesmo muitos que receberam milagres, curas, bençãos diversas; vendo e cientes que Jesus era filho do Deus vivo, mesmo assim abandonaram-No, depois de ouvir aquilo que não agradava:

Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-Lo.

Jesus perguntou aos Doze: "Vocês também não querem ir? "Simão Pedro lhe respondeu: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. João 6:66-68. E você está a fim de ser igual a Jesus? Pregando a palavra de vida eterna, ou vai ficar igual a uns Apóstolos, Bispos, Pastores e Conferencistas de hoje, pregando aquilo que homens querem ouvir?

Está preocupado com que estão saindo porque as palavras são duras demais?

Está preocupado com os que estão te abandonando, porque estás falando a verdade?

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois O veremos como Ele é. 1 João 3:2

Wesley Oliveira

João Placoná – Presbítero, Bacharel em Teologia, Pregador da Palavra, Palestrante e Articulista.