domingo, 1 de fevereiro de 2015

Oposição à Virgem Maria e aos Santos?

santos catolicos

Nenhum protestante conhecedor da Palavra de Deus faz oposição a Maria ou aos cristãos notáveis do passado, a quem o catolicismo denomina como santos.

Somos contrários ao culto dedicado a estes, o que passamos a explicar:

Um dos motivos que causam divergência entre católicos e evangélicos é o culto aos santos.

Enquanto católicos praticam este culto com regularidade, o mesmo não acontece entre os evangélicos.

Mas, porque os evangélicos não prestam o culto ou a adoração a Maria ou santos canonizados pela igreja católica?

Primeiro temos que entender bem o que significa a palavra “santo” no cristianismo.

Segundo a  definição bíblica, santo é todo aquele que é separado para Deus e ocorre com qualquer pessoa que é nascido de Deus.

Não se trata de pessoas especiais escolhidas pela igreja para obterem de maneira formal este título, mas sim de pessoas que pela fé entregaram suas vidas a Jesus Cristo e creem na sua obra redentora no calvário como única e suficiente para a nossa redenção.

Em resumo é possível dizer que qualquer pessoa que deseja servir a Deus precisará ser santo, mas isto não ocorrerá por seus méritos ou feitos e sim pelos méritos de Jesus.

Não se trata de um rótulo obtido mediante a eleição de um grupo de notáveis que investiga seus supostos “milagres atribuídos”. Eu, você e todos aqueles que já viveram ou ainda viverão – desde que retenhamos de forma sincera e firme sua fé em Cristo Jesus – somos santos.

Os santos não podem interceder

Boa parte dos santos que a igreja católica canonizou ou os que foram elevados à condição de santos são pessoas que no passado creram em Jesus Cristo como nós cremos.

Alguns tiveram o privilégio de estar com Cristo aqui na terra, mas assim como nós eles também aguardam em Cristo a esperança da salvação.  Isto é, eles não podem interceder por nós junto a Deus.

Jesus é o único intercessor

O apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo na segunda carta afirma: Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. I Timóteo 2:5.

Logo, qualquer tentativa de colocar outra pessoa para interceder por nós junto a Deus indica a princípio uma perda de tempo e uma falta de confiança na pessoa de Jesus Cristo e na sua intercessão junto a Deus.

Para nós, isso constitui uma heresia inaceitável.

A idolatria

Ídolo é tudo aquilo que colocamos no lugar de Deus. Se Jesus é o único mediador (intercessor) por nós junto a Deus, então dobrar os joelhos diante de uma imagem de um santo ou pedir mentalmente que ele interceda por nós junto a Deus é colocar este santo no lugar de Jesus, que é o próprio Deus!

Nas religiões orientais, especialmente, é comum a adoração de animais.

Alguns povos antigos adoravam o sol, a lua, as montanhas e os fenômenos da natureza.

Tudo isso é idolatria, pois tenta colocar uma pessoa, animal, objeto ou qualquer outra coisa no lugar que pertence apenas a Deus.

Por fim, os evangélicos entendem que Maria, Paulo, Pedro, João, entre outros são santos porque foram nascidos de Deus pela fé em Jesus Cristo.

Cremos que os seus exemplos precisam ser seguidos, que suas palavras precisam ser lembradas, mas que nenhum deles deve ser adorado (ou venerado, conforme a justificativa católica), posto que assim como nós eles estarão na gloria eterna que Deus preparou a todos que pela fé creem na obra redentora de Jesus Cristo e entregam sua vida à aquele que é o único mediador entre Deus e os homens.

Os atributos incomunicáveis de Deus

Apenas Deus é onipotente, onipresente e onisciente. Esses são seus atributos incomunicáveis que o fazem ser Deus.

Ele não deu a nenhuma de suas criaturas esses atributos. Nenhum profeta, nenhum santo, nenhum anjo, ninguém jamais recebeu esses atributos.

Para um santo que está no céu poder ouvir alguma oração ou pedido de alguém aqui da terra, ele teria que ser onisciente, e nenhum deles o é.

Ninguém que está lá no céu jamais pode ouvir uma oração sequer daqui da terra.

Para Maria ouvir alguma oração ou pedido aqui da terra ela teria que ser onipresente para poder estar em todos os lugares a um só tempo.

Teria que ser onisciente para poder receber, entender todas as orações que lhe são feitas a um só tempo em todo o mundo.

Teria que ser onipotente para poder realizar o que seus devotos lhe pedem. Ela teria que ser igual a Deus.

Mas, a Bíblia nos diz que há um só Deus – Pai, Filho e Espírito Santo.

Maria não é Deus e nenhum dos santos venerados pela igreja católica é Deus.

Maria é nossa irmã, que um dia encontraremos na glória gozando seu galardão que recebeu em Cristo e apenas por causa dele. Não é deusa, muito menos mãe de Deus.  Apenas serva do Senhor, como ela mesma confessou ser. 

Pr. Reinaldo Ribeiro

Pb. João Placoná