terça-feira, 27 de setembro de 2016

Não olhe para trás

não olhe para tras

"[...] mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo [...]" (Filipenses 3:13-14)

Se você deseja cumprir a corrida da vida com êxito, o meu conselho é: não olhe para trás.

Quem já participou de uma corrida e olhou por cima do ombro para ver a que distância o seu adversário estava fazendo, sabe que olhar para trás pode quebrar o ritmo, perder a concentração e até mesmo fazer perder a corrida.

Paulo, no mesmo sentido, diz em Filipenses 3:13 "[...] esquecendo-me das coisas que ficaram para trás [...]". Se você estiver caminhando com o Senhor, você deve esquecer as coisas que ficaram para trás.

Neste contexto, a palavra "esquecer" não significa uma falha de memória ou esquecer completamente os tristes episódios de nossa história.

As lições são importantes. É delas que se alicerça a maturidade. Entretanto, essa passagem tem mais o sentido de não sermos influenciados ou afetados pelo passado.

Caminhar é avançar e ninguém avança com os olhos congelados no retrovisor da vida.

Portanto, aqui está o que todos nós precisamos fazer: esquecer as coisas que ficaram para trás.

Ao mesmo tempo em que você pode não ser capaz de apagá-las de sua memória, você precisa não deixar que elas lhe influenciem, lhe abatam, lhe deprimam ou gerem dúvidas em seu coração quanto ao perdão restaurador de Deus.

Satanás é especialista em levantar pessoas que desenterram fatos que Deus perdoou e esqueceu. O Senhor diz: "[...] não me lembrarei mais dos seus pecados" (Jeremias 31:34).

No entanto, esses especialistas em acusação, que sonham com a nossa queda às vezes por dez, vinte anos ou mais, muitas vezes evocam supostos pecados passados, e rasgam as páginas bíblicas do amor restaurador de Cristo.

Em geral, são estes os mesmos que tombam na caminhada e perecem no pó. Nenhum acusador terá parte no reino de Deus.

O diabo deseja muito prejudicar-lhe com o seu passado. "Lembre-se do que você costumava fazer, ele diz. Lembre-se dos pecados que cometeu. Lembre-se das coisas horríveis que você fez".

Paulo deixou o seu passado para trás e seguiu adiante como uma nova pessoa em Cristo.

Você também pode fazer isso. A Bíblia diz: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" 2 Co 5:17.

Você pode pensar: "Eu fiz algumas coisas bem horríveis."

Seja bem-vindo ao clube! Todos nós pecamos. Nós todos somos devedores (ver Rm 3:23).

Mas Deus pode mudar-lhe e tornar-lhe uma pessoa diferente por dentro. É fundamental dizer: "Não olho para trás. Estou avançando como cristão."

A mulher de Ló olhou para trás. Ela foi levada pelos anjos e realmente deixou Sodoma e Gomorra com sua família. Ela estava quase saindo daquele lugar, mas não foi longe o bastante. Ela tinha que olhar para trás pela última vez.

A lição da mulher de Ló é clara: não olhe para trás. Não deixe que isso lhe aconteça.

Se fizer isso, poderá ser prejudicado seriamente por falhas e pecados do seu passado.
Deus quer que você os deixe para trás e comece tudo de novo seguindo Jesus Cristo.

Se Deus perdoou os meus pecados e se esqueceu deles, eu preciso deixá-los para trás, aprender com meus erros sim, não fazer a mesma coisa novamente e seguir em frente.

Renunciar as corrupções do mundo permite que você viva a nova vida em Cristo. Não volte para aquela vida medíocre de satisfazer seus desejos e viver para si mesmo. Deus tem uma vida muito melhor e eterna para você. 

Jesus disse àquela mulher: Nem eu te condeno. Vá e não peques mais. Ele diz o mesmo pra mim e pra você.

Você renunciou e tomou o arado nas mãos? Então, não olhe para trás. Esteja surdo para as vozes da acusação. Esteja atento para a voz do Salvador que te perdoa!

Pr. Reinaldo Ribeiro

Pb. João Placoná

não olhe para tras