sábado, 24 de janeiro de 2015

Vitória sobre a Ansiedade

Ansiedade  V

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” Filipenses 4:6.

A ansiedade é o mal deste século, a doença mais democrática da nossa geração. Atinge crianças, jovens, adultos e velhos; doutores e analfabetos, crentes e descrentes.

A ansiedade estrangula as emoções, prejudica a saúde física e enfraquece a fé. A ansiedade é inútil e prejudicial. Revela temor e falta de fé.

O apóstolo Paulo diz que podemos vencer a ansiedade quando adoramos a Deus por quem Ele é, quando suplicamos a Deus como nosso Pai e quando lhe rendemos ações de graças por aquilo que Ele tem feito.

Vencemos a ansiedade quando entendemos que Deus é maior que o nosso problema.

O povo que conhece a Deus é um povo forte. O nosso Deus é o nosso criador, provedor, protetor, consolador e redentor.

O nosso Deus é autoexistente, infinito, imenso, eterno, imutável, onipresente, onisciente, onipotente e transcendente.

Ele mede as águas dos oceanos na concha de sua mão e pesa o pó da terra em balança de precisão. Ele mede os céus a palmos e espalha as estrelas no firmamento.

Ele revelou sua grandeza na vastidão insondável dos mundos estelares, bem como na complexidade de uma célula.

O nosso Deus está assentado no trono e tem o controle do universo.

As rédeas da história estão em suas mãos.

Aquilo que está fora do nosso controle está rigorosamente sob seu comando.

As ondas revoltas que conspiram contra nós estão literalmente debaixo dos seus pés.

Será possível ao crente não andar ansioso de coisa alguma? Sim, visto que temos o recurso da oração da fé.

O restante do versículo explica como levar uma vida livre da ansiedade pecaminosa.

Devemos levar tudo a Deus em oração.

Tudo significa tudo mesmo. Não há nada que seja pequeno demais ou grande demais para o amoroso cuidado de Deus.

A oração é tanto um ato quanto um ambiente. Procuramos ao Senhor a horas fixas e apresentamos certos pedidos a Ele, mas também é possível viver numa atmosfera de oração.

É possível que a disposição de nossa vida seja de oração.

Talvez a palavra “oração” neste versículo signifique a atitude total de nossa vida, enquanto suplica são as petições específicas que apresentamos ao Senhor. Devemos, no entanto, fazer acompanhar nossas petições com ações de graças.

Alguém fez o seguinte resumo desse versículo: “Ansioso por nada, orando por tudo e agradecido por qualquer coisa”.

Gotas de Paz para a Alma

William Macdonald

Pb. João Placoná