domingo, 7 de setembro de 2014

A morte: Um fim ou um começo?

Certo dia um amigo disse-me: “Eu creio que a morte é o fim de tudo”, eu respondi: Eu também!

O quê? Disse o meu amigo, você também crê que tudo acaba com a morte?

Disse eu: Certamente! A morte acaba com tudo o que se refere a esta vida.

Ela coloca um ponto final em nossa possibilidade de fazermos coisas más, e em todos os ideais com os quais sonhamos; ela torna nossos projetos inúteis.

Amizades chegam ao fim, ambições chegam ao fim. Todas essas coisas se acabam com a morte.

Quando a mim, disse-lhe, a morte vai terminar com minhas preocupações, problemas e dificuldades, com minhas dores, sofrimentos, e lágrimas.

Tudo terá passado, e eu estarei com meu Senhor na glória, onde a alegria e a paz eternas me aguardam.

O meu amigo admitiu que jamais ouvira tal coisa. Aquelas palavras o impressionaram tanto que, algum tempo depois, ele também creu no Senhor Jesus.

Com a morte, tudo o que é terreno acaba. Mas o que é eterno começa: O julgamento para os incrédulos; o “estar com Cristo” Fl. 1:23, para os filhos de Deus.

Mas, para ter a vida eterna você precisa ser SALVO. Vejamos como:

Salvação ocorre quando clamamos (aqui na terra, portanto, ainda vivos) a Jesus, crendo, para nos salvar. Então ele entra em nossa vida e nos tornamos filhos de Deus com uma nova natureza.

Embora a salvação não seja pelas obras (ser bonzinho, ajudar aos pobres, ter uma bíblia na sala de jantar, ajudar financeiramente um orfanato, etc.), a salvação verdadeira sempre produz mudança de vida.

Cristo entra mediante convite pessoal, como Senhor e Salvador para mudar nossa vida e viver sua vida por intermédio de nós.

A salvação é instantânea

Deus nos ama e deseja que nós saibamos que a salvação é instantânea. No momento em que nos arrependemos que deixamos nossos pecados e nos voltamos para Jesus, ele nos salva.

Cristo disse ao ladrão não batizado e não salvo, na cruz, "Hoje estarás comigo no paraíso" - Lucas 23:43. (Paraíso é o mesmo lugar que Paulo viu como o céu de Deus, 2 Coríntios 12:2-4.) Jesus garantiu a salvação de uma prostituta: "A tua fé te salvou; vai-te em paz" Lucas 7:50.

A salvação inclui o aceitar a Jesus Cristo tanto como Senhor (Deus, Senhor, novo gerente de nossa vida) e Salvador. Envolve a crença de coração (o centro de nosso ser que rege, governa e escolhe). Romanos 10:9: "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo”.

A salvação é simples

Deus nos ama e deseja que nós saibamos que a salvação é simples. Romanos 10:13: "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo." "O sangue de Jesus, seu Filho, [de Deus] nos purifica de todo pecado" - 1 João 1:7.

Devemos, pessoalmente e com fé, clamar a Jesus para nos salvar. É assim que o recebemos. Se clamarmos assim, ele deve salvar-nos, ou Deus estaria mentindo, e Deus não pode mentir.

Se Jesus nos amou a ponto de morrer para nos salvar, então desapontar-nos-ia quando invocássemos o seu nome? É claro que não!

Deus nos ama e deseja que nós sejamos salvos. Você gostaria de receber Jesus como seu Senhor e Salvador neste instante? Eis uma oração que você pode fazer agora mesmo com todo o coração:

"Senhor Jesus, entra em meu coração e em minha vida. Lava-me de todo pecado com teu sangue vertido. Faze-me um filho de Deus. Dá-me teu dom gratuito de vida eterna, e faze-me saber que estou salvo, agora e para sempre. Agora recebo-te como meu único Senhor e Salvador pessoal. Em nome de Jesus. Amém."

A salvação é certa

A pessoa pode saber que é salva não simplesmente pelo sentimento, mas porque a Palavra de Deus o afirma! "Quem crê no Filho tem a vida eterna." Jo 3:36.

Se agora você sabe que Jesus o salvou, segundo sua palavra, por favor, tire alguns instantes agora e agradeça-lhe em voz alta o tê-lo salvo.

1 João 5:13: "Estas cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus."

Salvação é crer!

Escolha crer em Cristo, com sentimentos ou sem eles, e Ele lhe provará Sua realidade à medida que você der o passo da fé, crendo que Ele cumpriu Sua palavra e o salvou.

Três homens entram no mesmo elevador e querem ir para o sétimo andar. Um sorri, outro chora, outro tem o rosto impassível, sem emoções. Todos os três chegam ao sétimo andar, a despeito de seus sentimentos, porque acreditaram no elevador e se entregaram a ele.

Assim também acontece com a confiança em Cristo - com sentimentos ou sem eles. Ele o salvará instantaneamente e o levará aos céus.

A realidade de sua salvação mostrar-se-á em sua reação de amor em obediência ao seguir a Jesus Cristo. João 14:23: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra." Se você realmente foi salvo, você obedecerá!

A Vida no céu, como será?

A Bíblia diz que lá “não haverá mais morte ou lamentações, ou choro ou dor”. Isso é “gigantesco”, não é?

Não haverá mais morte? Quer dizer que não haverá mais câncer, AIDS, guerras ou assassinatos? Parece muito bom! Sem mais lamentações? Quer dizer que não haverá mais jovens viúvas tentando criar seus quatro filhos, nem bebês sendo sequestrados por psicopatas, nem cruzes ao lado das estradas significando que alguém foi morto por um motorista bêbado, nem cidades perecendo com terremotos? Nunca mais? Isso é incrível!

Não haverá mais choro nem dor? Quer dizer: sem mais divórcios destruindo lares, sem mais nenhuma filha sendo violentada pelo próprio pai, sem mais nenhum adolescente vendendo seu corpo por dinheiro, sem mais ninguém se sentindo inseguro porque é muito alto, ou muito baixo, muito gordo, ou muito magro.

Sem mais comunidades famintas por negligência do governo, sem mais nenhuma avó solitária cujo marido morreu 20 anos antes do tempo, sem mais nenhuma pessoa talentosa perdendo a vida por uma dose de cocaína, sem mais maridos alcoólatras fazendo suas mulheres e filhos de saco de pancada.

Sem mais nenhum insulto ou maldade somente porque a pele de alguém é de uma cor diferente, sem mais palavras de ódio sendo faladas ou ouvidas por ninguém? Esse lugar parece ser realmente excelente!

No inferno, como será?

Lugar de densas trevas, fogo que não se apaga, morada eterna do diabo e seus anjos, ande haverá choro e ranger de dentes, lugar de desespero total e nenhuma esperança de salvação, lugar da ira de Deus... São tantas as características e cada uma mais sombrias que a outra.

Muitos não levam a sério a existência do inferno nem a possibilidade de fazer dele a sua morada eterna. O assunto é muito sério já que ir ou não para o inferno dependerá de nossas escolhas e a única escolha que nos poderá livrar-nos do inferno e escolhermos Jesus Cristo.

O inferno será um lugar onde não haverá amor. Nele estará a miséria empilhada de todo o ódio, malícia, inveja e ciúmes que jamais houve.

Não haverá nenhuma compaixão, nenhuma meiguice, nenhuma atenção, nenhuma preocupação desinteressada por outros; somente o choro ininterrupto de egoísmo.

O inferno será um lugar do qual toda a bondade terá sido expurgada. E lá não haverá, como aqui tem havido para os desobedientes e incrédulos, a luz refletida da bondade e justiça de outros. Serão trevas totais!

João Placoná – Bacharel em Teologia, Pregador da Palavra, Palestrante e Articulista.