sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Não praticar boas obras tira as pessoas do céu? Elas não herdarão a vida eterna?

salvo3

Eu vim de um lar espírita e lá fomos ensinados que só conseguimos evoluir espiritualmente e sermos salvos na prática de boas obras. Mas já vi na Bíblia que só somos salvos pela graça de Deus.

No entanto, na Bíblia também já vi que quem pratica determinadas obras não herdará o reino dos céus. Se as obras não são importantes para a salvação, por que os que praticam as más obras não herdarão o reino dos céus? Elas não seriam, então, coisas que tiram a pessoa do céu nesse caso?

Esse tema realmente deixa muitas pessoas confusas. Mas isso ocorre quando lemos os textos de forma isolada. Quando observamos de forma mais completa em seus contextos poderemos ver as verdades que Deus nos revelou de forma clara. Vejamos:

Salvação é por obras ou pela graça? Ou as duas coisas?

(1) A Bíblia é clara quando tira do homem qualquer mérito na salvação. Ou seja, não existe obra feita pelo homem capaz de salvá-lo, pois a salvação é obra de Deus: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

Muitos param sua leitura aqui. No entanto, é importante seguir em frente com a leitura para observar que Deus não coloca as boas obras em desprezo, como se nada valessem, antes, as situa no lugar exato delas, pois têm sua importância dentro da obra do Senhor: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).

(2) Efésios 6:10 nos demonstra que somos salvos PARA as boas obras que Deus deseja que façamos como fruto da nossa salvação. Ou seja, as boas obras são um caminho que todo crente salvo deve percorrer, pois são o caminho que “Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).

Esses dois textos situam de forma clara o papel das obras no plano de Deus para a vida do ser humano. Isso está totalmente em acordo com os ensinos de Cristo, que demonstrou que Seus servos seriam reconhecidos pelos bons frutos que produziriam: “Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus” (Mateus 7:17).

Mas por que os que produzem más obras não herdarão o reino de Deus?

(3) Caminhando em nosso estudo, encontramos textos como o de Gálatas 5:21: “invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam”.

Agora, sabedores de todo o contexto que já estudamos, podemos observar que Paulo mostra o tipo de “fruto” que não cabe na vida de um verdadeiro servo de Deus.

Ora, como alguém que mantém conscientemente atitudes como essas citadas em Gálatas 5:19-21 pode ser verdadeiramente salvo? Esse é o ponto aqui! Paulo não está dizendo que o “não fazer” essas coisas irá salvar essas pessoas, mas sim que o fato dessas obras más estarem presentes na vida dessas pessoas indica que elas não são verdadeiramente servas de Cristo, ou seja, salvas. E não sendo salvas não estão aptas para estar no céu com o Senhor.

(4) As boas obras, então, são um indicativo que mostra algo de diferente na vida de alguém. É claro que não estamos falando aqui somente de boas obras exteriores, mas também das interiores, aquelas que só Deus pode ver.

Sendo assim, o papel das boas obras é muito importante na vida de um crente, são frutos abençoados que apresentamos a Deus e que demonstram a nossa mudança de vida e obediência a Ele.

Não nos salvam, mas mostram a nossa salvação realizada em nós pelo Senhor! Como alguém bem disse, somos salvos PARA boas obras e não PELAS boas obras!

Pb. André Sanchez

Pb. João Placoná