domingo, 2 de setembro de 2018

A Voz do povo… Não é a voz de Deus

a voz do povo

O tão conhecido ditado popular “a voz do povo é a voz de Deus”, que muita gente aceita como verdade, não têm qualquer respaldo na Bíblia. 

A voz do povo abrange um monte de coisas, tanto pequenas – quando eu era garoto, dizia-se ser perigoso comer manga com leite -, como muito importantes – por exemplo, “quem tem padrinho não morre pagão”, caracterizando que a ajuda de familiares e amigos é quase sempre imprescindível.

A voz de Deus chega até nós de diferentes formas. Em primeiro lugar, através da Bíblia, que é a sua Palavra. Mas também chega através de profetas, pessoas especialmente escolhidas por Deus para transmitir sua vontade.

Finalmente, há casos também onde Deus falou ao povo diretamente – por exemplo, quando Jesus foi batizado, ouviu-se uma voz vinda do céu dizendo que ali estava Seu filho amado (Lucas capítulo 3, versículos 21 e 22).

Levando tudo isso em conta, é possível que a voz de Deus seja igual à voz do povo? Sim, é possível. Por exemplo, a Bíblia descreve a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, no Domingo de Ramos. E o povo saiu atrás d´Ele, cantando e clamando “salva-nos” (Hosana em hebraico).

Os fariseus estranharam e pediram que Jesus repreendesse as pessoas, para que elas se calassem. E Ele lhes respondeu, dizendo: “se eles se calarem, as próprias pedras clamarão” (Lucas capítulo 19, versículos 37 a 40). 

É interessante perceber que, nessa oportunidade, o povo falou a vontade de Deus mesmo sem entender bem quem a missão de Jesus – os judeus esperavam outro tipo de Messias, alguém que viria libertá-los do jugo dos romanos.

Portanto, é possível sim que a voz do povo seja igual à voz de Deus. Mas isso acontece raramente e por várias razões. Primeiro, porque a voz do povo costuma conter erros – como no exemplo de evitar comer manga com leite.

Frequentemente ela é simplesmente a voz da ignorância ou do medo, como quando os judeus clamaram para que Jesus Cristo fosse crucificado e um bandido, Barrabás, fosse solto (Lucas capítulo 23, versículos 13 a 25).  

A voz do povo é imperfeita porque é simplesmente o resultado da soma do que cada um(a) de nós, seres imperfeitos, acredita.

Assim, produz verdades, é fato, mas também muitas mentiras. E tanto contribui para o progresso da sociedade como para seu atraso.

Já a voz de Deus é sempre perfeita, amorosa e só fala a verdade. Portanto, frequentemente é diferente da voz do povo. As duas vozes até podem se aproximar ocasionalmente, mas na maioria das vezes andam bem distantes.

A Bíblia ensina que não devemos nos preocupar muito com a voz do povo, ou seja com as opiniões das pessoas que nos cercam, com o clamor das ruas ou com as manchetes na mídia. Precisamos sim prestar atenção na voz de Deus, naquilo que a Bíblia ensina e Ele espera que venhamos a ouvir.

Quando a voz do povo defende o que é justo, como liberdade e justiça para todo mundo, melhor. Podemos nos juntar a ela sabendo que também estamos seguindo a voz de Deus. Mas quando a voz do povo divergir da voz de Deus, devemos ficar com a segunda, por mais difícil que isso seja.

Procure sempre seguir a voz de Deus e tome cuidado com a voz do povo, pois nem sempre ela é boa conselheira.

Vejamos alguns exemplos:

1.

A VOZ DO POVO:

"TODOS OS CAMINHOS LEVAM A DEUS - TODA RELIGIÃO É BOA"

A VOZ DE DEUS:

A Bíblia mostra que:

Religião não salva

Igreja não salva

Pastor não salva

Evangelista não salva...

SÓ JESUS CRISTO SALVA!

Romanos 1 :16 "Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo o que crê."

João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito (Jesus) para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna".

João 14:6 "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim,"

CONCLUSÃO:

A função da Religião é religar a Deus - levar ao conhecimento da Verdade, que é Cristo Jesus, nosso Salvador - o único caminho que leva ao Deus verdadeiro.

2.

A VOZ DO POVO:

“EU SOU BOM: NUNCA MATEI NINGUÉM, NEM ROUBEI"

A VOZ DE DEUS:

Marcos 10:18 - Jesus: "Ninguém é bom, senão um só, que é Deus"

Romanos 3:10 "Não há um justo, nenhum sequer"

Jeremias 17:9 "Enganoso é o coração ... e desesperadamente corrupto."

Romanos 3:23 "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". - O pecado faz separação entre o homem e Deus!

I João 1:7 "Mas ... 0 sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado". Isso nos dá, de novo, acesso ao trono da glória e da graça de Deus - a saber: ao que crê em Jesus!

CONCLUSÃO:

Não é pelo seu mérito, mas pelos méritos de Jesus que você é salvo quando aceita a Jesus como seu Salvador e passa a ter a certeza da vida eterna com Deus. " Quem crê no Filho tem a vida eterna." João 3:36. Se tivesse que ser pelos seus, ou pelos meus méritos, nem esperança poderíamos ter da Salvação!

3.

A VOZ DO POVO:

“AH, MAS eu PRATICO AS BOAS OBRAS"

A VOZ DE DEUS:

11 Timóteo 1:9 ", .. 0 evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou ... não segundo as nossas obras, mas segundo o seu santo propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus".

Gálatas 2:16 "Sabendo que o homem não é justificado pelas obras ... , mas pela fé em Jesus Cristo .. ,"

Efésios 2:8 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé e isso não vem de vós; é dom de Deus, Não vem das obras para que ninguém se glorie",

Romanos 2:6-7 "Deus recompensará a cada um segundo as suas obras. Dará a vida eterna aos que, com perseverança em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade,"

Mateus 5:12 Jesus, no Sermão do Monte:

"Regozijai-vos e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus ... "

CONCLUSÃO:

As obras são reflexo daquele que é salvo, e não condição para salvar! No céu, haverá galardão para os salvos que tiverem praticado boas obras, como fruto do amor cristão.

4.

A VOZ DO POVO:

"EU VOLTO EM VÁRIAS VIDAS PARA FAZER O BEM"

A VOZ DE DEUS:

Jó 7:9 ''Tal como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura jamais tornará a subir."

Hebreus 9:27 "Assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo".

I João 1:9 "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça."

Romanos 6:23 "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."

Romanos 8:1-2 "Agora, pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte."

Deuteronômio 18:10-12 "Não haja no teu meio ... nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos. O Senhor abomina todo aquele que faz essas coisas."

Não há citação na Bíblia de voltarmos em várias vidas para fazer o bem. Se isso fosse verdade, o mundo estaria melhorando. E o mundo nunca esteve tão calamitoso!

Jesus disse ao ladrão, na Cruz: "Hoje mesmo, estarás comigo no Paraíso!" (Lucas 23:43) O ladrão fazia o mal e não o bem, mas reconheceu que era pecador, arrependeu-se, pediu perdão à pessoa certa - só Deus pode perdoar pecados - e foi salvo na hora. Jesus é Deus. Ele sempre esteve ao lado do Pai, desde a fundação do mundo - João 1 :1-3.

CONCLUSÃO:

Os evangélicos respeitam e amam os que pensam assim, e oram por eles, mas temos que reconhecer que os versículos acima, e a clara afirmação de Jesus ao ladrão da Cruz, eliminam a hipótese da teoria da reencarnação.

Os que ainda pensam assim, se dizem cristãos, mas a teoria em que se baseiam aboliria por completo a missão de Jesus Cristo na Terra, já que Ele não seria mais o SALVADOR, pois o seu sangue vertido em nosso lugar na Cruz do Calvário já não teria mais valor algum de nos purificar de todo o pecado, de nos salvar da condenação e nos garantir a vida eterna com Deus. Nós mesmos é que teríamos que fazer isso, voltando e voltando até que atingíssemos a perfeição! Diz a Bíblia em Romanos 3:10 que "não há um justo sequer ... a não ser Deus".

Mas, quem pensa assim, também pode aceitar a Jesus como seu Salvador e, então, ter a certeza da salvação e da vida eterna com Deus, passando a ter apenas a Bíblia como sua única regra de fé e de prática.

No último Capítulo da Bíblia, lemos em Apocalipse 22:18 "Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém Ihes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos descritos neste livro",

5.

A VOZ DO POVO:

“EU PASSO PELO PURGATÓRIO E DEPOIS VOU PARA O CÉU"

A VOZ DE DEUS:

Quando Jesus disse ao ladrão na Cruz:

"Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso" (Lucas 23:43) eliminou também a possibilidade da ideia de purgatório, que seria um lugar intermediário entre a morte e a destinação final do homem: céu ou inferno.

Nesse lugar imaginário "purgaríamos" os nossos pecados através da reza, em nosso favor, feita pelos amigos ainda vivos.

Não existe na Bíblia a palavra purgatório, nem nenhuma ideia semelhante. A chamada "doutrina do purgatório" só foi acrescentada pela religião dominante no ano 593 d.C.

O que diz a Bíblia: "Porque vais à casa eterna ... que o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu." Eclesiastes 12:5-7. "Mas a nossa pátria está nos céus, de onde esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo." Filipenses 3:20.

CONCLUSÃO:

Amamos e oramos por aqueles que têm ouvido essa ideia (purgatório) sem fundamento bíblico e que ainda colocam sua esperança em coisas vãs.

Mateus 22:29 "Respondeu-Ihes Jesus:

Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus."

João 8:32 "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."

6.

A VOZ DO POVO:

“COITADO DE JESUS - ELES O MATARAM! E OLHE, SE ELE VOLTASSE, ELES O MATARIAM OUTRA VEZ!"

A VOZ DE DEUS:

JESUS NÃO É COITADO: ELE VEIO PARA MORRER!

João 19:10-11: "Disse-lhe Pilatos: ... Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: nenhum poder terias contra mim, se de cima te não fosse dado".

João 10:17-18 Palavras de Jesus: "Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. (Ressurreição)

Mateus 20:28 "Jesus disse: ... 0 Filho do Homem não veio para ser servido mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos."

CONCLUSÃO:

Jesus, ele mesmo anunciou que ia morrer para nos permitir a vida eterna com Deus. Ninguém tirou a vida de Jesus: ele mesmo a deu em resgate por muitos, e voltará em glória para buscar os remidos do Senhor. Mateus 24:31-34. I Tessalonicenses 4: 16-17

7.

A VOZ DO POVO:

“VOU PEDIR PERDÃO AO LÍDER DA MINHA IGREJA - ELE VAI ME MANDAR REPETIR UMAS REZAS

E, ASSIM, EU ESTAREI COM AS CONTAS ACERTADAS COM DEUS"

A VOZ DE DEUS:

A Bíblia diz que é Deus quem pode perdoar pecados.

Daniel 9:9 "Ao Senhor nosso Deus pertence a misericórdia e o perdão".

Deus ouve a nossa oração e nos perdoa:

II Crônicas, 7:12-14 "De noite apareceu o Senhor a Salomão e lhe disse: ouvi a tua oração ... Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra."

CONCLUSÃO:

Deus quer que você se converta dos seus maus caminhos.

Você precisa é mudar de vida, e não apenas repetir "rezas" e continuar no erro. Sozinho, você não consegue. Então, humilhe-se, ore com suas próprias palavras e peça a Deus, que Ele "ouvirá do céu" e lhe dará poder e unção para vencer aquele pecado gostoso e difícil de largar.

Provérbios 28:13 "Aquele que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa encontrará misericórdia".

8.

A VOZ DO POVO:

“ENTÃO EU VOU PEDIR PARA O MEU SANTO"

A VOZ DE DEUS:

I Pedro, 1:16 " ... porque escrito está: Sede santos porque eu sou santo!" Você é que tem que ser santo!

Êxodo, 20:4-5 - (Um dos 10 Mandamentos da Lei de Deus - as tábuas da Lei, dadas ao povo de Deus através de Moisés): "Não farás para ti imagens de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas embaixo da terra. Não te encurvarás a elas, nem as servirás, pois eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso ... "

I Timóteo, 2: 5 " ... Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo".

CONCLUSÃO:

Santo, quer dizer separado para o serviço de Deus.

São vidas preciosas que nos inspiram. São exemplos.

Mas nenhum santo deseja, nem pode, tomar o lugar de Jesus, que é o único mediador entre Deus e o homem. O Seu sangue, vertido na cruz do Calvário, é que nos dá acesso ao trono da graça de Deus.

Romanos 8:34 "Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus e intercede por nós." Jesus disse a Pedro, antes mesmo que ele negasse a Jesus: "Eu, porém, roguei por ti." Lucas 22:32.

É Cristo quem intercede por nós junto a Deus Pai.

Só Jesus faz isso. Jesus é Deus vivo - o SALVADOR!

9.

A VOZ DO POVO:

“AH, MAS TODOS SÃO FILHOS DE DEUS!"

A VOZ DE DEUS:

João, 1:10-12" (Jesus - o Verbo) estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam, deu-Ihes o poder de serem feitos filhos de Deus: a saber, aos que creram no seu nome".

Marcos 16:15 Jesus: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura."

CONCLUSÃO:

Todos são CRIATURAS DE DEUS e os que recebem a Jesus, e creem n'Ele como seu Salvador, estes, sim, são filhos de Deus!

O mais importante é que Jesus não ficou pendido na cruz, vencido pela morte, como alguns ainda preferem vê-la. Na verdade, Jesus venceu a morte: ressuscitou ao terceiro dia e, no dia do Juízo Final, será o nosso Advogado: de todo aquele que nele crê. Mateus 28:1-10; João 3:16; I Coríntios 15:1-7; I João 2:1; Romanos 8:33-37.

10.

QUANDO A VOZ DO POVO SE MANIFESTOU, FOI PARA PEDIR A PILATOS QUE CRUCIFICASSE JESUS E SOLTASSE BARRABÁS! Mateus 27:21e 22

BEM, SE A VOZ DO POVO, DEFINITIVAMENTE, NÃO É A VOZ DE DEUS, O QUE FAZER?

APEGAR-SE A DEUS, E LER A SUA PALAVRA - A BíBLIA SAGRADA.

I Timóteo 2:3-5 "Pois isso é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos se salvem, e venham ao conhecimento da verdade."

Atos 4:4 "Muitos dos que ouviram a palavra a aceitaram." Mas, nem todas as pessoas aceitam a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal e, por isso, não são salvas.

João 3:17-18 "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus. A condenação é esta: a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz."

Josué 24:15 "escolhei hoje a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais ... porém, eu e a minha casa serviremos ao Senhor".

QUAL A ESCOLHA QUE VOCÊ FAZ HOJE? VOCÊ FICA COM A VOZ DE DEUS, OU COM AS CRENDICES POPULARES?

Você quer fazer um deus segundo a sua própria semelhança (um deus que seja de acordo com o seu gosto pessoal) ou você aceita o Deus da Bíblia - criador de todas as coisas, que criou você para ser feliz, a despeito das adversidades?

A Bíblia é o "MANUAL DO PROPRIETÁRIO". Quando você compra um automóvel, ele vem com o manual escrito pelo fabricante, que conhece o carro por dentro, e sabe tudo o que precisa ser feito para obter o melhor proveito daquela máquina.

Deus conhece você por dentro. Ele quer que você tenha o melhor proveito da sua vida aqui, e deseja lhe dar a vida eterna com Deus.

AGORA É JESUS QUEM FALA:

Apocalipse, 3:20 "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei e ele comigo".

VOCÊ PODE FALAR COM DEUS: ELE OUVE A NOSSA ORAÇÃO!

Êxodo 3:7-8 "Disse ainda o Senhor: Certamente vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso desci a fim de Iivrá-Io ... " Deus vê o que está acontecendo, ouve a nossa oração, sabe tudo, e, como é um Deus vivo, interfere: desce para livrar-nos e mudar a nossa história!

Muito antes de haver telefone e celular, Deus sempre ouviu as orações. O "telefone" de Deus nunca está ocupado. Sempre "dá linha" na hora.

João 15:16 Disse Jesus ... "tudo quanto pedirdes ao meu Pai em meu nome, Ele vos concederá." " ... aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder em glória que em nós atua." Efésios 3:20

Romanos 10:9 "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."

POR QUE NÃO FALAR COM DEUS AGORA?

Então, ore ao Senhor nosso Deus, dizendo algo assim:

ORE A DEUS, AGRADECIDO PELA SUA SALVAÇÃO

Senhor, meu Deus e Pai. Eu reconheço que tenho estado um tanto longe de ti mas, ouvindo agora a Tua Palavra, que é a Bíblia Sagrada, percebo que os pecados que todos têm, e eu também tenho, é que me deixam longe de Ti. Peço perdão pelos meus pecados, em nome de Jesus, que morreu por mim na Cruz para purificar-me de todo o pecado, desde que eu o aceite. Quero ter a certeza da salvação e de que passarei a eternidade no céu, contigo. Por isso, abro meu coração para receber a Jesus Cristo como meu único e suficiente Salvador e Senhor. Abençoa-me com a Tua presença constante em mim, que é o Espírito Santo. Oro a ti, Senhor meu Deus, em nome e pelos méritos de Jesus. Obrigado, Senhor. Amém.

Lucas 15:10 Jesus: "Assim vos digo que há grande alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende". O Senhor seja louvado por "tão grande salvação". Hebreus 2:3

I João 5:12-13 "Quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho não tem a vida. Estas coisas vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, a vós que credes no nome do Filho de Deus."

João 5:24 Jesus: "Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."

SUGESTÃO FINAL

Agora que você é salvo, haverá mudanças em sua vida: " ... se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." II Coríntios 5:17

Para começar essa nova vida com Jesus, será importante que você dedique um tempo diário à leitura da Bíblia. Sugiro que comece lendo o Evangelho segundo JOAO, que é o 4°. Livro do Novo Testamento.

Para edificar espiritualmente sua vida, será importante frequentar uma Igreja que siga fielmente a Palavra de Deus e na qual você se sinta bem.

Alguns pensam que existe uma única "religião oficial", mas é Pedro mesmo quem reconhece e afirma que Jesus é que é a pedra angular sobre a qual a Igreja foi edificada: I Pedro 2:5-7 ; Atos 4:8-12 e Paulo aos Efésios 2:20-21; Colossenses 1 :18.

Disse Jesus: "edificarei a minha Igreja" Mateus 16:18. A Igreja é de Jesus. Pertence a Ele!

Em uma Igreja Evangélica, você poderá frequentar, grátis, a Escola Bíblica Dominical e crescer no conhecimento da Palavra e na graça e na misericórdia de Deus. Ali, você encontrará também outros irmãos em Cristo, com os quais poderá compartilhar suas dúvidas, vendo de perto como essas vidas têm sido transformadas pelo amor e pelo poder de Deus.

Vinicius Moura

Fausto Rocha

Pb. João Placoná