quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Os 7 Espíritos de Deus

sete

Quando nos referimos ao Espírito Santo sempre tomamos como referência os Sete Espíritos de Deus, que são facetas do Espírito Santo, e este deseja implantar em nós estas virtudes.

Estes são os 7 Espíritos de Deus que João viu:

Ap. 4:5 – 5 ...as quais são os 7 Espíritos de Deus

Isaías 11:2

E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.

O número 7 é um número simbólico, qualitativo, comunicando a idéia de algo completo e, quando relacionado a Deus, a idéia de perfeição. Representa a presença do Espírito Santo diante do trono de Deus.

Portanto, o Espírito Santo é manifestado em termos de perfeição de sua atividade dinâmica, complexa.

Uma igreja sobre a qual é derramado os 7 Espíritos de Deus desfrutará de uma plena visitação e manifestação do Espírito Santo, e poderá vir a ser morada de Jesus, não desfrutando apenas de visitações mas sendo habitação da glória de Deus…

O preço a ser pago é: Separação, santidade e renúncia.

Ao mesmo tempo em que estamos próximos de ter a glória de Deus se manifestando em nosso meio, estamos muito longe, porque os 7 Espíritos habitam em nosso meio somente após uma renúncia completa do “eu”, e uma entrega total ao Senhor.

1) O ESPÍRITO DO SENHOR

Este é o que concede as habilidades para um Rei, ser Senhor é ser soberano, é ter domínio da situação, é viver no senhorio de sua vida, é não se curvar aos prazeres da carne, e aos encantos de satanás.

2) O ESPÍRITO DE SABEDORIA

Este é o que traz o conhecer sem ver, ter a resposta antes da pergunta, é ser sábio tanto no pensar quanto no falar ou no agir. Só o Espírito do Senhor pode nos levar em excelência a algum lugar. Foi o que Salomão pediu, e foi o que ele teve.

3) O ESPÍRITO DE INTELIGÊNCIA

Este é o que dá capacidade para desenvolver estratégias, capacita a mente para discernir qual caminho seguir, tomar a decisão certa nas horas mais incertas, ter percepção de tudo. Se a sabedoria dá conhecimento, a inteligência dá capacidade.

4) O ESPÍRITO DO CONSELHO

Este é o que tem a boa palavra, a palavra que produz vida, aquela que se dá sobre o que convém fazer, é o juízo, o ensinamento, é o fruto que produz vida.

5) ESPÍRITO DE FORTALEZA

Este é o que dá energia, segurança, é virtude dos fortes, qualidade de ser forte, traz constância, solidez ao justo. Estabelece os fundamentos para o firmamento, e assim estarmos prontos para o dia da luta.

6) O ESPÍRITO DE CONHECIMENTO

Este é o que dá a experiência para o discernimento, consciência de si própria, este é o que tem a instrução, a perícia a cultura. É o que nos capacita para não cometermos o mesmo erro duas vezes.

7) O ESPÍRITO DO TEMOR

Este é o que dá o sentimento profundo de reverência ou respeito, também o zelo e a pontualidade. Este nos prepara para nos aproximarmos de Deus, e nos colocarmos na condição de adoradores.

João Placoná – Presbítero, Bacharel em Teologia, Pregador da Palavra e Articulista.