sexta-feira, 21 de março de 2014

Cuide da Saúde Espiritual

saúde espiritual

Para desfrutar de plena vitalidade, nosso corpo precisa de uma boa higiene, ar, água limpa e alimento adequado, sem os quais rapidamente adoeceria.

Desde sua chegada ao mundo, o recém-nascido reclama por leite materno que assegura o crescimento espetacular durante os primeiros meses. Além disso, precisa de cuidados e limpeza diários.

A alma do crente nascido de novo “respira” e mediante a oração troca com seu Deus comunicações tão necessárias à nova vida como é o oxigênio para o corpo.

Temos que nos alimentar, pois o Senhor Jesus disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” Mateus 4:4.

Como ninguém se contenta com uma única refeição por semana, também, para um bom crescimento espiritual é necessário ler todos os dias a Palavra de Deus. O cristão achará nela o alívio e alimento.

Nós crescemos somente quando estamos ativos, isto é verdade tanto espiritual como físico:

- A atividade espiritual é fundamental, pois fomos criados para andar em boas obras – Efésios 2:10.

· - Fomos salvos para servir - Mateus 20:27,28

· - Cada um de nós precisa exercitar-se na piedade - 1 Timóteo 4:7,8

· - Há trabalho a ser feito - - Tito 3:8,14

· - Cada um de nós individualmente tem trabalho a fazer - 1 Coríntios 12:6,7,18 - 2 Timóteo 2:20,21

· - Devemos trabalhar enquanto há tempo e oportunidade – Gálatas 6:9 - João 9:4

· O próprio Senhor tirou tempo para estar a sós, e orar - Marcos 1:35; Lucas 5:16

Tanto espiritualmente, como fisicamente, o Senhor nos projetou para alternarmos entre o trabalho e o descanso.

O descanso espiritual permite tempo para a oração silenciosa e estudo da Bíblia, liberando a ansiedade e desfrutando da paz de Cristo - Filipenses 4:6-7, alimentando nossas mentes com as coisas de virtude e de boa fama - Filipenses 4:8-9.

Seja qual for o conteúdo de nossas atividades habituais, nós simplesmente não podemos permanecer espiritualmente fortes, sem períodos significativos de descanso.

Se seguirmos esta receita, a nossa saúde espiritual e o progresso será evidente - 1 Timóteo 4:11-16, salvando não só a nós mas abençoando os que nos rodeiam, contagiando-os com a boa saúde espiritual.

Se não estamos espiritualmente saudáveis como deveríamos estar, devemos seguir a "Receita para a Saúde espiritual" qual seja uma dieta saudável, um exercício regular, um descanso periódico e, seguir o Grande Médico.

Se formos dominados pela doença do pecado, então devemos olhar para Aquele que oferece a cura espiritual e a renovação, “ (Ele) é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” 1 João 1:9.

No momento em que crê em Cristo e na obra da cruz, toda pessoa recebe a salvação da alma - I Pedro 1:9.

Dessa forma, a alma é purificada, a comunhão com Deus é restabelecida e o crescimento espiritual prossegue normalmente.

Boa Semente

Pr. Aldenir Araújo

Pb. João Placoná