sábado, 11 de janeiro de 2014

Doenças–Curas de ontem e curas de hoje

Jesus Salva

Muito cuidado com as promessas de cura pregadas por igrejas de pastores curandeiros, verdadeiros mercadores de almas, levam mais pessoas ao desespero do que à salvação.

Eles terão a paga de sua iniquidade quando chegar o dia quando disserem: "Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? e em Teu nome não expulsamos demônios? e em Teu nome não fizemos muitas maravilhas?" Quão terrível será quando tiverem que ouvir, da boca do próprio Senhor, a terrível condenação: "Nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade". (Mateus 7.22-23).

A doença e a morte entraram na criação de Deus por causa do pecado de Adão.

O primeiro homem desobedeceu a Deus, por querer ser independente de Deus, e até hoje sofremos as consequências do pecado.

Nascemos, ficamos velhos e morremos, quando a morte não chega antes, por algum acidente ou enfermidade.

Quando o Senhor Jesus esteve no mundo, e logo após Sua passagem por aqui, foram feitas curas maravilhosas, a fim de chamar a atenção das pessoas para o fato de que Deus tinha uma obra ainda mais maravilhosa para os pobres pecadores: A SALVAÇÃO ETERNA.

Aquele tempo, quando o Senhor Jesus curava TODOS os que iam até Ele, já passou.

Diferenças entre as curas de hoje e as na Bíblia

As curas especiais na Bíblia incluíam todos os tipos de moléstias. Jesus e os apóstolos podiam curar qualquer pessoa de qualquer doença ou enfermidade.

Cegos de nascença recebiam a visão imediatamente; coxos de nascença começavam a andar e saltar; lepra, mãos definhadas, orelhas cortadas e outros males perfeitamente visíveis eram curados diante dos próprios olhos daqueles que observavam.

Ainda mais admirável era a ressurreição dos mortos (Lucas 7; João 11; Atos 9; 20).

As curas de agora são diferentes. Os que fazem curas hoje em dia se especializam em dores de cabeça, dores lombares e outras enfermidades invisíveis. Sim! Algumas vezes ouvimos falar de um cego que recebeu sua vista ou de mortos sendo ressuscitados, mas nunca, ninguém, parece testemunhar esses eventos.

Eles sempre ocorreram em outro tempo ou lugar e ninguém parece se lembrar exatamente de quando e onde. Sem dúvida, as "curas milagrosas" que você e eu vemos hoje são de uma natureza muito diferente dos milagres na Bíblia.

As curas na Bíblia eram instantâneas. Não havia reação retardada. Os cegos recebiam sua vista na hora; os coxos começavam a andar, correr e saltar; a pele dos leprosos era purificada instantaneamente.

As curas miraculosas foram sempre completas. Não havia curas parciais. A maneira de Jesus e dos apóstolos era simples. Não havia fanfarras; não havia nada encenado. Aqueles com a verdadeira capacidade de curar faziam seu trabalho calmamente, simples e completamente.

Poderá alguém que testemunhou "curas", hoje, dizer que elas são feitas da mesma forma?

Nenhum dos que, hoje em dia, "curam" sempre têm êxito. Geralmente, atribuem a culpa pelos insucessos à falta de fé por parte dos que querem ser curados.

Mas na Bíblia, aqueles que realmente tinham o poder de curar conseguiam seu intento. Há uma única exceção registrada (Mateus 17) e, nesse caso, o problema foi uma falta de fé por parte dos que pretendiam curar.

Nem todos aqueles que recebiam as curas tinham fé; de fato, alguns que nem esperavam ser curados o foram (João 5; Atos 3).

Deus nunca falha. Se houvesse, nestes dias, pessoas que verdadeiramente tivessem poderes especiais de Deus para curar, eles também não falhariam.

É também digno de nota que o propósito das curas na Bíblia nunca foi financeiro. Pura e simplesmente, nunca lemos sobre Jesus ou os apóstolos ou outros cristãos primitivos com capacidade para curar fazendo coletas daqueles que eles estavam curando.

De fato, em relação a estas próprias coisas (curar os doentes, ressuscitar os mortos, limpar os leprosos e expelir demônios) Jesus disse que as dessem gratuitamente (Mateus 10:8).

O Que Podemos Concluir?

Houve dois meios básicos pelos quais Deus curou: o meio normal, através da oração e da providência, e o meio miraculoso, para confirmar as novas revelações.

Deus continua a curar pelo meio normal e, por esta razão, devemos orar pelos doentes e agradecer a Deus pela recuperação deles.

Mas não há evidência de que alguém tenha, hoje, as aptidões especiais, que Jesus e os apóstolos tinham para curar os enfermos.

Muitos fazem uso de Marcos 16:17-18 para ensinar que todos os crentes serão capazes de operar curas, expelir demônios e falar em línguas.

No entanto, poucos (ou nenhum) são os que afirmam, que todos os crentes podem beber veneno ou pegar em serpentes, ainda que essas coisas sejam mencionadas na mesma passagem.

É importante analisar cuidadosamente o contexto desta promessa. Jesus estava falando aos apóstolos e prometeu que esses sinais acompanhariam os crentes.

Ele não disse que todos os crentes, nem mesmo naquela época, poderiam operar sinais. Marcos 16:20 afirma que essa promessa já havia sido cumprida: "E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam."

A pregação, mencionada em Marcos 16, com os sinais que a confirmariam já aconteceu. Se há mais sinais, hoje, pelo menos esse texto não está afirmando nada a respeito.

Alguns se valem de João 14:12 para tentar provar que as curas milagrosas continuam ainda hoje. Essa passagem ensina que discípulos de Cristo farão obras maiores do que ele fez. O significado é que, depois da morte e da ressurreição de Jesus, seus seguidores pregariam a mensagem da salvação e ofereceriam, realmente, o perdão dos pecados pelo sangue de Cristo.

Eles fariam uma obra maior por causa da expiação proporcionada pela morte de Jesus. Muitos deturpam esse texto para dizer que os crentes operarão milagres maiores. Mas como?

Por acaso mudarão mais água em vinho, alimentarão uma multidão maior com menos pães e peixes, acalmarão tempestades mais violentas, ressuscitarão mais pessoas mortas?

Seria difícil realizar maiores milagres do que Jesus. Esse texto está falando da salvação que poderia ser proporcionada depois da morte e ressurreição de Cristo.

Sabemos que muitas enfermidades são grandemente afetadas pela mente. Se alguém pensa que foi curado, muitas vezes se sentirá melhor. Por essa razão, diversas "curas" ocorrem numa atmosfera emocionalmente carregada, com muitos na expectativa de receber uma cura.

Raramente os que dizem que curam, hoje em dia, vão a lugares públicos e realizam tal ato; a maioria das "curas" ocorre em edifícios de igrejas ou lares.

Jesus, ao contrário, curava em qualquer situação, até mesmo enquanto caminhava rua abaixo.

Não há evidência de homens, hoje, curando como Jesus e os apóstolos curavam.

Todos ouviram falar de algum lugar afastado onde uma pessoa morta foi ressuscitada, um leproso limpo, ou uma pessoa cega recebeu sua visão. Mas quem realmente experimentou esses fenômenos?

Se Deus ainda cura hoje em dia do mesmo modo que no passado, por que são quase todas as curas invisíveis?

Por que os milagres notáveis sempre ocorrem em algum lugar distante?

Conclusão

Deus continua a curar em nosso tempo, porém não mais concede aos homens capacidade especial para curar.

Há diferenças radicais entre as curas verdadeiramente milagrosas do primeiro século e as alegações de curas hoje.

As curas de Deus, agora, são através da oração e da providência, e não através de sinais miraculosos.

Salvação Eterna

Mas a salvação perfeita e preciosa continua disponível a todo aquele que crê no Salvador. Este corpo, sujeito ao pecado e à morte, não irá durar para sempre. Mas todos nós receberemos um novo corpo que não morrerá mais. A diferença é que alguns o receberão para passarem a eternidade toda nas chamas do lago de fogo, enquanto outros, os que aceitarem a Cristo como Salvador, viverão eternamente o gozo da companhia do próprio Senhor.

Em que classe de pessoas você está?

Hoje muitos estão correndo atrás de curas e milagres. Mas o que a cura ou o milagre pode fazer por alguém que está em estado terminal? Apenas prolongar um pouco mais a permanência deles nesta Terra. E depois? Fatalmente terão que sair daqui, como nós também, para se encontrarem com Deus. O modo como nos encontraremos com Deus é o que conta.

Por sermos pecadores, somos merecedores do juízo eterno. E nossa culpa é tão grande, que nada que possamos fazer poderá pagar por ela.

Por esta razão Deus, que nos ama muito, precisou interceder por nós, enviando Seu próprio Filho para morrer numa cruz e receber ali o castigo por causa do nosso pecado.

O único que podia pagar o preço de nossa salvação era o próprio Deus, por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo, Deus feito homem.

Quando uma pessoa se reconhece pecadora e merecedora do inferno, e reconhece ainda que não pode fazer nada de si mesma para escapar de tão terrível juízo, ela entrega-se então nas mãos dAquele que é o Único que pode salvar. E o Seu sangue nos purifica de todo pecado.

Como já disse, as curas que você encontra na Bíblia eram sinais para que as pessoas cressem em Cristo como Salvador.

Eram apenas maneiras de Deus chamar a atenção das pessoas para que se entregassem ao Salvador.

Por esta razão lemos na Bíblia que o apóstolo Paulo tinha uma doença nos olhos, Timóteo era doente do estômago e Epafrodito, um dos companheiros de Paulo, ficou tão doente que quase morreu. Por que razões não foram curados?

Porque Deus não precisava chamar a atenção deles e nem dos que os cercavam. Eles já conheciam a Cristo como Salvador, e tinham uma esperança celestial.

A verdade que a Bíblia, a Palavra de Deus, nos ensina é bem outra: "Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os PECADORES" (1 Timóteo 1.15). Ele não veio salvar os "bons", pois só Deus é bom.

Se ele veio salvar PECADORES, então Ele veio me salvar. E se a Bíblia diz que "o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de TODO o pecado" (1 João 1.7), então já não tenho o que temer. Sou pecador, mas o sangue que Jesus derramou na cruz é suficiente para limpar meu pecado. E a Palavra de Deus vai mais longe, pois o próprio Senhor afirmou: "Quem ouve a minha palavra, e crê nAquele que Me enviou, TEM A VIDA ETERNA, e não entrará em condenação, mas, passou da morte para a vida." (João 5.24).

Ora, eu sou pecador, ouvi a palavra de Deus, cri nAquele (Jesus) que Ele enviou, portanto, por que eu iria duvidar do que Deus promete?

Ele promete que o pecador que ouve e crê TEM A VIDA ETERNA; que NÃO ENTRARÁ EM CONDENAÇÃO; e ainda que PASSOU DA MORTE PARA A VIDA.

Portanto, dizer que estou salvo não é pretensão: é crer na promessa de Deus. Eu estaria duvidando da Palavra de Deus se fizesse diferente.

E assim, apesar das doenças, apesar de toda a fraqueza e enfermidade que nos assolam, podemos viver felizes e confiantes de que este mundo, que rejeitou a Cristo, não é o lugar do cristão.

Um futuro brilhante nos espera no céu, com Cristo. Quanto a este mundo que rejeitou o Filho de Deus, um futuro terrível de fogo e dor o espera, e sou feliz por saber que não estarei aqui quando acontecer.

Fiquemos longe daqueles que prometem curas para todos, quando o que querem é dinheiro.

A salvação não está em uma igreja ou religião. A salvação está em uma PESSOA, JESUS CRISTO, O SALVADOR.

É a ELE que você, seus tios, seus avós, seus pais, sua esposa, seu marido, seus filhos, seus netos devem ir.

Não digo que não devam orar pelos enfermos. Orem. Mas orem com entendimento. Aquilo que pedimos a Deus, em nome de Jesus Cristo, E QUE ESTÁ DE ACORDO COM A VONTADE DO PAI, Ele certamente fará.

Mas para eu poder pedir de acordo com a vontade do Pai, devo conhecer qual é essa vontade na Bíblia, para não ficar pedindo contra a vontade dEle.

Mario Persona - Como enfrentar a doença e o sofrimento?

Gary Fisher - As Curas de Hoje em Dia O Que a Bíblia Ensina?

João Placoná – Presbítero, Bacharel em Teologia, Pregador da Palavra, Palestrante e Articulista.