terça-feira, 12 de novembro de 2013

Persistência

Insistir

“A persistência atrai a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança” (Rm 5:4)

O Apóstolo Paulo fala de uma sequência lógica entre TRIBULAÇÃO, PERSEVERANÇA, EXPERIÊNCIA E ESPERANÇA. Nós nos gloriamos nas próprias tribulações.

É claro que não somos masoquistas, não temos, em absoluto, prazer de sofrer. Sabemos, sim, que a tribulação produz perseverança. Somos alimentados pela esperança e impulsionados pela fé.

Há momentos, em nossas vidas, nos quais somente a fé nos dá forças para dar o passo seguinte: A perseverança produz experiência. Já vencemos outras batalhas, não nos deixaremos vencer por esta: Deus é por nós! Quem será contra nós? E a experiência produz Esperança.

Se já saímos vitoriosos tantas vezes, com a Graça de Deus, esta será mais uma para o nosso crescimento espiritual. Você é especial e é especialmente amado/a por Deus.

Toda experiência histórica confirma esta verdade: 

“O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes não tivesse tentado o impossível”.

Para que nasçam recompensas é necessário semear, regar e preservar as virtudes.

Quase todos os profetas do Velho Testamento confessaram estar confusos pelos caminhos e desígnios de Deus. Mas, como eles esperaram Nele, a confusão foi substituída por confiança. 

O segredo do entendimento dos caminhos do Senhor é “Esperar - confiar”.

Finalmente, a resposta sempre vem.

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. (Is 55:8-9)

Se quiser triunfar na vida, faça da perseverança, a sua melhor amiga;  da experiência, o seu sábio conselheiro;  da prudência, o seu irmão mais velho;  e da esperança, seu lema de fé.

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta” (Hb 12:1).

Persevere! Não desista dos teus sonhos.

Pr. José Junior de Mendonça

João Placoná – Presbítero, Bacharel em Teologia, Pregador da Palavra, Palestrante e Articulista.