sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O que dirige a sua vida?

direção

Percebi que o que faz os homens correrem atrás do sucesso é a inveja!
Eclesiastes 4.4

Todo e qualquer indivíduo tem sua vida dirigida por algo. Muitos são dirigidos pela culpa.

Pessoas dirigidas pela culpa são manipuladas por suas lembranças. A Bíblia diz: Como é feliz o homem que tem suas desobediências perdoadas e seus pecados cobertos. Salmos 32:2

Muitos são dirigidos pelo rancor e pela raiva. Eles se apegam a mágoas, sem jamais superá-las.

Em vez de aliviarem sua dor através do perdão, revivem-na de contínuo em sua mente. A Bíblia diz: Ficar desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo, que leva à morte? Jó 5:2

Muitos são dirigidos pelo medo. O medo é a autoimposição de um cárcere, que o impedirá de se tornar o que Deus pretende que você seja. 

A Bíblia diz: No amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. I João 4:18

Muitos são dirigidos pelo materialismo. Riquezas podem ser perdidas em um piscar de olhos, em virtude de uma enorme quantidade de fatores incontroláveis.

A verdadeira proteção só pode ser achada naquilo que nunca poderão tomar de você — seu relacionamento com Deus.

Deus diz: Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o SENHOR, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29:11

Você pode ter a sensação de estar enfrentando uma situação impossível, mas a Bíblia diz: ... pelo seu grandioso poder operando em nós [Deus] é capaz de fazer muito mais do que nós jamais ousaríamos pedir ou mesmo imaginar, infinitamente além de nossas mais sublimes orações, anseios, pensamentos ou esperanças. Efésios 3:20

É impossível fazer tudo o que as pessoas querem que você faça. O seu tempo só é suficiente para fazer a vontade de Deus.

Se você não consegue realizá-la por completo, significa que você está tentando fazer mais do que Deus pretendia que você fizesse (ou, possivelmente, você está assistindo muito a televisão).

A Bíblia diz: A vida vistosa e arrogante é vida vazia; a vida simples e comum é vida plena. Provérbios 13:7

Conhecer seu propósito o prepara para a eternidade. Muitas pessoas passam a vida tentando criar um legado a ser deixado sobre a terra. Elas querem ser lembradas quando partirem.

Entretanto, o que em última análise mais importa não é o que os outros dizem sobre sua vida, mas o que Deus diz.

O que as pessoas não percebem é que todas as realizações acabam sendo superadas; recordes são quebrados, reputações desvanecem e homenagens são esquecidas.

Você não foi posto na terra para ser lembrado. Você foi posto aqui para se preparar para a eternidade.

Cada um de nós terá que prestar contas de si mesmo a Deus. Felizmente, Deus quer que passemos nesse teste, por isso ele nos passou as perguntas antecipadamente.

A partir da Bíblia, podemos supor que Deus nos fará duas perguntas fundamentais:

Primeira: O que você fez com meu Filho, Jesus Cristo? Deus não irá perguntar sobre seus antecedentes religiosos ou visões doutrinárias. O único ponto importante será: “Você aceitou o que Jesus fez por você, aprendeu a amá-lo e a confiar nele?”.

Segunda: O que você fez com o que eu lhe dei? O que você fez com sua vida, todas as dádivas, talentos, oportunidades, energia, relacionamentos e recursos que Deus lhe deu? Você os gastou consigo mesmo ou os utilizou para os propósitos que Deus lhe deu?

A primeira vai determinar onde você passará a eternidade. A segunda determinará o que você fará na eternidade.

Anderson Dijan

João Placoná – Bacharel em Teologia, Pregador da Palavra, Palestrante e articulista.